Seguindo o mesmo procedimento adotado no ano de 2012, o Clube Montis (organização responsável pela administração do lugar) anunciou no dia de ontem (12 de Dezembro de 2013) que o local de escalada conhecido como “Lapa do Seu Antão” em Minas Gerais estará fechado temporariamente às escaladas.
A medida tem como objetivo permitir que a fauna e flora do lugar se recupere da maciça visitação que recebe ao longo do ano.
Segundo o comunicado do Clube Montis, este período de suspensão serve para que os voluntários os quais trabalham como guardiões tenham descanso.
A data para volta da abertura do lugar está marcado para o dia 15 de Janeiro de 2014.
Leia abaixo a íntegra do comunicado do Clube Montis
ATENÇÃO:
O Clube Montis decidiu adotar pela primeira vez dar férias ao Parque Natural de escalada Lapa do Seu Antão.
Para a nossa equipe gestora é imprescindível que a Lapa se recupere depois de receber tantas visitas durante esses anos de atividade.
Temos certeza que este momento será benéfico para que a flora e a fauna descansem da nossa presença. Outro motivo muito importante é dar uma trégua para os nossos Guardiões voluntários que trabalharam “duro” em 2013.
Contamos com a renovação energética desses parceiros para assumirmos nossa posição novamente em 2014, eles que foram os principais responsáveis pela conservação do local e continuidade desse trabalho voluntario. Parabéns galera! Assim sendo, informamos que entre os dias 15/12/13 e 15/01/14, a Lapa do Seu Antão estará fechada para a prática da escalada.
Caso seja necessário estender esse período, o faremos e notificaremos a todos novamente. Um grande abraço à todos; muito obrigado pela vibe concedida; felicidade e prosperidade para o ano de 2014.
Equipe MONTIS Clube de Escalada de lazer de Minas Gerais

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.