La Dura Dura: Janja Garnbret esta batalhando por cadena histórica via

A primeiro medalhista de ouro olímpico do mundo em escalada esportiva está na rocha e com um projeto que irá marcar a história da escalada mundial. Janja Garnbret está tentando a via “La Dura Dura”, uma via considerada histórica e aberta por Chris Sharma.

Janja tentou a via pela primeira vez em novembro de 2021 em uma curta viagem de quatro dias que fez à espana. Na mesma viagem, Garnbret também casualmente avistou duas vias aduadas como 8c francês (11a brasileiro), tornando-se a primeira Mulher a escalar à vista essa dificuldade.

Agora, Janja Garnbret está de volta em Oliana e tentando “La Dura Dura”, afirmando em um post recente em sua rede social : “Estúpido da minha parte pensar que ‘La Dura Dura’ é apenas difícil quando obviamente é difícil difícil”.

As reações a esse comentário bem-humorado não demoram a chegar. A escaladora Allison Vest respondeu a ela imediatamente: “Bem, felizmente você não é apenas ótima em escalar, você é ótimo ótima.” Com isso, o escaladora aborda um ponto importante: Janja tem potencial para mudar mais ma vez a história da escalada.

Janja Garnbret é uma exceção na escalada. Com 31 vitórias em Copas do Mundo, seis medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais e uma medalha de ouro olímpica, ela está indiscutivelmente em um nível própria no circuito competitivo.

Além disso, surpreende repetidamente a comunidade de escalada com excelentes performances na rocha.

Com uma repetição bem-sucedida da via, a eslovena entraria para os livros de história. Janja Garnbret seria a primeira mulher a encadenar o grau 9b+ francês (12c brasileiro).

La Dura Dura

A via de escalada “La Dura Dura” é uma via de escalada localizada em Peramola, Catalunha (Espanha) e possui dificuldade 9b+ francês (12c brasileiro) e situa-se numa falésia de calcário. A primeira ascensão foi feita em fevereiro de 2013 por Adam Ondra e a segunda um mês depois por Chris Sharma

A via em questão é a primeira via 9b+ francês (12c brasileiro) que foi repetida.

A via foi equipada por Chris Sharma e ele a nomeou assim porque toda vez que outras pessoas lhe perguntavam em qual via ele trabalhava, ele respondia que essa era a mais difícil. Como todas as vias que Sharma tem em projetos são particularmente difíceis e não foi possível definir qual era, Sharma especificou que este era a “difícil difícil”.

O percurso de 50 metros consiste em três trechos de estilo próximo ao de um boulder, além de toda uma sequencia de refletes e dinâmicos. Até hoje, a via “La Planta de Shiva”, encadenada pela austríaca Angela Eiter, e graduada como um 9b francês (12b brasileiro), é a via mais difícil encadenada por uma mulher.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.