Ao contrário do que andam fazendo a banda podre de escalada brasileira que ficam planejando ir de qualquer jeito para o Valle Encantado e escalar na marra (foi dito pela mesma pessoa que jogou solvente no Rio Limay ano passado e enterrou seu lixo por preguiça de cruzar o rio, entre outras coisas peculiares de quem não tem caráter), para quem planeja ir para a Argentina escalar em locais muito diferentes e de excelente qualidade fica uma sugestão do Blog de Escalada.
La Buitrera.
O local, também de rocha vulcânica, com muitas vias de qualidade (cerca de 60), todas chapeletadas e com boa infra-estrutura de camping nas proximidades é um prato cheio para quem gosta de escalar.
Não cheguei a conhecer o local pessoalmente, mas com conversas com escaladores argentinos, e até mesmo alguns brasileiros, a escalada por lá não fica em nada devendo para o Valle Encantado. Claro que em termos comparativos o Valle Encantado é muito melhor.
O local conta com a maioria das vias de 6b a 7b (graduação francesa). Fica localizado à 130km da cidade de Esquel e a 65km de um “pueblito” chamado Gualjaina.
Para maiores detalhes, em espanhol, verifique nas páginas em: http://www.danzaenpiedra.com/.
Nesta página há ainda muitos locais disponíveis na Argentina com uma qualidade induscutível.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Guia de la buitrera:http://groups.google.com.ar/group/escalada-en-sudamerica/files