Em suma, Kristin Harila aguarda autorização das autoridades chinesas para escalar Shisha Pangma (8.027 m) e Cho Oyu (8.188 m). A montanhista norueguesa chegou ao cume do Manaslu (8.163 m), seu penúltimo cume antes de completar os “14 oito mil” em menos de seis meses.
A saber, Kristin ainda possui tempo e pretende quebrar o recorde de Nirmal Purja, após subir as catorze montanhas em 190 dias. Enfim, confira: Kristin Harila busca recorde de Nirmal Purja.
Kristin Harila busca recorde de Nirmal Purja
Em resumo, para bater o recorde dos “14 oito mil” em 190 dias de Nims, Kristan tem até 2 de novembro. Agora o que segura Kristan Harila de continuar são as permissões do governo chinês para escalar Shisha Pangma e Cho Oyu. O governo ainda não as liberou e Kristin já solicitou o fornecimento das permissões para escalar tanto Shisha Pangma quanto Cho Oyu.
Kristin Harila chegou ao cume Manaslu em 22 de setembro na companhia dos sherpas Pasdawa e Dawa Ongju. A saber, ambos acompanham o projeto: Bremont 14 Peaks Summits. E poucos dias antes de subir Manaslu, a própria enviou uma mensagem desesperada para obter a autorização chinesa.
Um pedido pelo recorde

Foto: WOW Magazine Nepal
Até agora, a montanhista conta com “12 oito mil” já conquistados em 2022:
- Annapurna – 28 de abril
- Dhaulagiri – 8 de maio
- Kanchenjunga – 14 de maio
- Everest – 22 de maio
- Lhotse – 22 de maio
- Makalu – 27 de maio
- Nanga Parbat – 1 de julho
- K2 – 22 de julho
- Broad Peak – 28 de julho
- Gasherbrum II – 8 de agosto
- Gasherbrum I – 11 de agosto
- Manaslu – 22 de setembro
Devido ao insucesso, até o momento, na obtenção das permissões, a alpinista disponibilizou um e-mail ([email protected]) para contato, caso alguém pudesse ajudá-la com as autoridades chinesas. Além disso, fez um pedido, uma espécie de apelo na busca por esse recorde:
“Como Nirmal, preciso de ajuda na obtenção das permissões chinesas para escalar Shisha Pangma e Cho Oyu. Todos os esforços até agora não foram retornados, embora eu tenha recebido grande ajuda de todo o mundo, incluindo o embaixador chinês na Noruega.
Preciso de toda a ajuda que puder. Entre em contato com alguém que possa me ajudar a dialogar com as autoridades chinesas. Precisamos nos mover rápido para quebrar o recorde.”
Foto destaque: Divulgação/Marca

Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, Seleção Brasileira de vôlei masculino, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Esportelândia, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz.