O intenso calendário de competições da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) para 2022 foi atualizado no dia de ontem. Na atualização a entidade máxima da escalada esportiva anunciou que Koper, na Eslovênia, e Wujiang, na China, irão sediar etapas da IFSC em 2022. O anuncio foi feito após acordos com a Associação Alpina da Eslovênia e a Associação Chinesa de Montanhismo para anunciar as cidades-sede.
Programado de 2 a 3 de setembro, será a primeira vez que Koper sediará um evento da Copa do Mundo da IFSC. A eslovena de Kranj, que organizou 25 competições da Copa do Mundo entre 1996 e 2001, deixou de ser a sede do evento no país. A Eslovênia é uma das maiores potências da escalada esportiva mundial, junto de Japão, Áustria, Itália e Alemanha.
Depois de receber as competições da Copa do Mundo por sete anos consecutivos, de 2013 a 2019, Wujiang retornará ao circuito da Copa do Mundo IFSC com a 13ª e última etapa da temporada de 2022, marcada para 30 de setembro a 2 de outubro.
A etapa da Copa do Mundo de Vias Guiadas e Velocidade da IFSC em Bali, na Indonésia, também foi reprogramada e agora está planejada para ocorrer de 24 a 26 de setembro. A temporada de 2022 deve começar em Moscou, com competições de bouldering e velocidade ocorrendo de 1º a 3 de abril e será o primeiro de 13 eventos em 11 países diferentes.
Após o sucesso do esporte no Japão, a escalada esportiva também deverá participar de três eventos multiesportivos diferentes em 2022: os Jogos Mundiais de 2022 em Birmingham nos EUA (que não teve brasileiros classificados), o Campeonato Europeu de Munique 2022 e os Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022.
O Campeonato Mundial Juvenil da IFSC, que é anual, será organizado nos EUA, em local a ser definido, entre os dias 22 e 31 de agosto.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.