Kit de higiene outdoor – Saiba quais os 10 itens fundamentais do montanhista

Para muitas pessoas, o hábito de acampar parece coisa de maluco, e sequer imaginam como uma pessoa pode trocar o conforto de uma cama em um quarto, para dormir sobre isolantes térmicos e barracas. Principalmente para quem nunca realizou uma atividade, as primeiras perguntas são sobre o conforto, para em seguida perguntar sobre a higiene pessoal.

Tendo sempre a prioridade de ser leve e prático, o Kit de higiene outdoor varia de acordo com os critérios de cada praticante. Porém há elementos fundamentais para que a pessoa mantenha o mínimo de higiene pessoal durante a sua atividade.

1 – Nessaire ou bolsa de viagem

Kit-de-higiene-outdoor-1

Facilmente encontrado em lojas de produtos para viajantes, as necessaires são pequenas bolas que servem para guardar elementos essenciais para o kit de higiene pessoal.

Existem pessoas que costumam distinguir a necessaire em masculina e feminina, porém para o praticante de atividades outdoor o fundamental é observar o peso. Mesmo que a estampa não lhe agrade, o peso da necessaire é que deve ser levado em conta no momento da compra.

Há vários modelos no mercado, e com várias capacidades.

2 – Toalhas ultra absorventes

Toalha-Trek-Towel---Azteq6

As toalhas ultra absorventes são muito utilizadas por nadadores para secarem, mas por serem super absorventes, leves, econômicas  e compactas pode ser de altíssima utilidade para o campista.

Além de serem ultra compactas, também possuem uma secagem rápida, o que faz com que seja um produto altamente indicado para quem realizar trekkings de travessias, ou até mesmo peregrinações como o Caminho de Santiago.

3 – Álcool em Gel

Kit-de-higiene-outdoor-3

O pesadelo de qualquer praticante de esporte outdoor, por mais roots que seja (ou que se considere), é ficar doente no meio do mato.

Manter as mãos sempre limpas com um pouco de álcool em gel (de preferência antibacteriano) é fundamental. Especialmente antes de cozinhas.

A grande vantagem do álcool em gel em relação ao sabonete é que não pode ser contaminado com nenhuma “água suspeita”, além de também não contaminar o ambiente.

4 – Papel Higiênico

Kit-de-higiene-outdoor-11

A menos que você seja roots de verdade, e costuma utilizar folhas de árvores ou até mesmo pedras para se limpar após defecar, o papel higiênico é fundamental para qualquer trekkeiro.

Nada é mais desagradavel a qualquer praticante de esporte outdoor do que ter a sensação de que está tudo “pegando”.

5 – Paste e escova de dente

Kit-de-higiene-outdoor-4

Considerado por muitos como item fundamental. A sensação de hálito fresco e dentes limpos faz com que a auto-estima de todo e qualquer praticante de esportes de montanha.

Uma pessoa pode passar uma semana sem usar shampoo, mas um dia sem escovar os dentes dificilmente.

6 – Protetor Solar 

Kit-de-higiene-outdoor-5

Vivendo em um mundo o qual a cada dia há mais exposição a raios ultra-violeta, e que a incidência de câncer de pele tende a crescer exponencialmente, usar protetor solar é um item obrigatório.

O ideal para todo e qualquer praticante de esportes de natureza é ter sempre um protetor fator 50 junto de seus equipamentos.

7 – Protetor Labial

Kit-de-higiene-outdoor-6

Ter os lábios ressecados é um incômodo que afeta o rendimento de qualquer praticante, em qualquer esporte.

Em lugares com temperaturas extremas (muito frio ou calor) tendem a ressecar os lábios de qualquer pessoa.

Porém um bom truque para o protetor labial, é tratar bolhas nos pés.

8 – Desodorante

Kit-de-higiene-outdoor-7

Mesmo que sua cara metade diga que você seja cheiroso, com sudorese em excesso você não mais merecerá este título.

Além de incomodar as pessoas à sua volta, também irá incomodar você quando atingir algum grau mais forte.

9 – Cortador de Unhas

Kit-de-higiene-outdoor-8

Cortar as unhas muitas vezes não tem a ver com a estética.

O cortador de unhas pode ser útil em uma situação típica de atividades de natureza como retirar espinhos, cortar unhas quebradas e etc.

10 – Vaselina

Kit-de-higiene-outdoor-9

A vaselina tem uma grande lista de usos como:

  • Hidratar a pele quando está ressecada em situações extremas
  • Ajudar no tratamento de queimaduras leves
  • Colocar em assaduras
  • Tratar lábios rachados

There are 5 comments

  1. Hanna

    Gente, eu sei que a grande maioria das pessoas não pensa nisso na hora de acampar, maaas os produtos que colocamos em contato com o nosso corpo vão todos para a água. Se forem produtos que tenham alguma coisa tóxica, essas coisas vão para a água. Tipo pasta de dentes, protetor corporal e labial, desodorante, hidratante……………. A gente acaba contaminando a água de forma ‘invisível’. Mas os resultados a gente sempre vê na mídia.
    A vaselina eu ainda não entendi o que está fazendo ai.
    Se vocês se interessarem, posso disponibilizar umas receitas fáceis, rápidas e baratas de produtos biodegradaveis pra usar em acampamentos e no dia a dia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.