Para muitas pessoas, o hábito de acampar parece coisa de maluco, e sequer imaginam como uma pessoa pode trocar o conforto de uma cama em um quarto, para dormir sobre isolantes térmicos e barracas. Principalmente para quem nunca realizou uma atividade, as primeiras perguntas são sobre o conforto, para em seguida perguntar sobre a higiene pessoal.
Tendo sempre a prioridade de ser leve e prático, o Kit de higiene outdoor varia de acordo com os critérios de cada praticante. Porém há elementos fundamentais para que a pessoa mantenha o mínimo de higiene pessoal durante a sua atividade.
1 – Nessaire ou bolsa de viagem
Facilmente encontrado em lojas de produtos para viajantes, as necessaires são pequenas bolas que servem para guardar elementos essenciais para o kit de higiene pessoal.
Existem pessoas que costumam distinguir a necessaire em masculina e feminina, porém para o praticante de atividades outdoor o fundamental é observar o peso. Mesmo que a estampa não lhe agrade, o peso da necessaire é que deve ser levado em conta no momento da compra.
Há vários modelos no mercado, e com várias capacidades.
2 – Toalhas ultra absorventes
As toalhas ultra absorventes são muito utilizadas por nadadores para secarem, mas por serem super absorventes, leves, econômicas e compactas pode ser de altíssima utilidade para o campista.
Além de serem ultra compactas, também possuem uma secagem rápida, o que faz com que seja um produto altamente indicado para quem realizar trekkings de travessias, ou até mesmo peregrinações como o Caminho de Santiago.
3 – Álcool em Gel
O pesadelo de qualquer praticante de esporte outdoor, por mais roots que seja (ou que se considere), é ficar doente no meio do mato.
Manter as mãos sempre limpas com um pouco de álcool em gel (de preferência antibacteriano) é fundamental. Especialmente antes de cozinhas.
A grande vantagem do álcool em gel em relação ao sabonete é que não pode ser contaminado com nenhuma “água suspeita”, além de também não contaminar o ambiente.
4 – Papel Higiênico
A menos que você seja roots de verdade, e costuma utilizar folhas de árvores ou até mesmo pedras para se limpar após defecar, o papel higiênico é fundamental para qualquer trekkeiro.
Nada é mais desagradavel a qualquer praticante de esporte outdoor do que ter a sensação de que está tudo “pegando”.
5 – Paste e escova de dente
Considerado por muitos como item fundamental. A sensação de hálito fresco e dentes limpos faz com que a auto-estima de todo e qualquer praticante de esportes de montanha.
Uma pessoa pode passar uma semana sem usar shampoo, mas um dia sem escovar os dentes dificilmente.
6 – Protetor Solar
Vivendo em um mundo o qual a cada dia há mais exposição a raios ultra-violeta, e que a incidência de câncer de pele tende a crescer exponencialmente, usar protetor solar é um item obrigatório.
O ideal para todo e qualquer praticante de esportes de natureza é ter sempre um protetor fator 50 junto de seus equipamentos.
7 – Protetor Labial
Ter os lábios ressecados é um incômodo que afeta o rendimento de qualquer praticante, em qualquer esporte.
Em lugares com temperaturas extremas (muito frio ou calor) tendem a ressecar os lábios de qualquer pessoa.
Porém um bom truque para o protetor labial, é tratar bolhas nos pés.
8 – Desodorante
Mesmo que sua cara metade diga que você seja cheiroso, com sudorese em excesso você não mais merecerá este título.
Além de incomodar as pessoas à sua volta, também irá incomodar você quando atingir algum grau mais forte.
9 – Cortador de Unhas
Cortar as unhas muitas vezes não tem a ver com a estética.
O cortador de unhas pode ser útil em uma situação típica de atividades de natureza como retirar espinhos, cortar unhas quebradas e etc.
10 – Vaselina
A vaselina tem uma grande lista de usos como:
- Hidratar a pele quando está ressecada em situações extremas
- Ajudar no tratamento de queimaduras leves
- Colocar em assaduras
- Tratar lábios rachados

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Eu realmente acreditei que eram produtos diferenciados, para montanhistas… não o básico de qualquer pessoa. Aff..
Gente, eu sei que a grande maioria das pessoas não pensa nisso na hora de acampar, maaas os produtos que colocamos em contato com o nosso corpo vão todos para a água. Se forem produtos que tenham alguma coisa tóxica, essas coisas vão para a água. Tipo pasta de dentes, protetor corporal e labial, desodorante, hidratante……………. A gente acaba contaminando a água de forma ‘invisível’. Mas os resultados a gente sempre vê na mídia.
A vaselina eu ainda não entendi o que está fazendo ai.
Se vocês se interessarem, posso disponibilizar umas receitas fáceis, rápidas e baratas de produtos biodegradaveis pra usar em acampamentos e no dia a dia.
Eu gostaria. Pode entrar em contato comigo? [email protected]
Esse protetor labial da foto pode ser adquirido onde? Adorei?