Kilimanjaro: vídeo mostra a perda de 70% do gelo da montanha

O Monte Kilimanjaro (5.895 m) fica no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia e é o ponto mais alto da África. A montanha não é considerada tecnicamente difícil e por isso é um dos picos mais visitados por montanhistas amadores de todo o mundo.

O escalador em gelo canadense Will Gadd é uma das pessoas que tem se mostrado mais preocupado com o degelo do ponto mais alto do continente africano. Muito disso porque se não há gelo, ele não pode praticar o seu esporte. Gadd é o apresentador da série de documentários Fearless Planet, no qual trabalha com cientistas e viajando com eles, ou sozinho, para diversos locais que estão no foco de cada episódio.

Quando o explorador Will Gadd decidiu escalar o gelo em todos os continentes do mundo há 10 anos, ele presumiu que teria muito tempo para cumprir seu objetivo. Ao chegar ao pico da montanha mais alta da África em outubro passado, Gadd mal podia acreditar que as enormes estruturas de gelo que tinha nas fotos recentes eram as mesmas que as pequenas formações congeladas que o saudaram.

“O gelo que eu tinha fotos não estava lá, tinha sumido. As coisas que eu planejava escalar se foram”, disse Gadd . “Foi realmente impressionante ficar no topo da montanha e olhar ao redor e sentir essa ausência de gelo”, completou.

Aproximadamente 85% do gelo glacial no Monte Kilimanjaro desapareceu entre 1912 e 2011, e o restante pode desaparecer antes de 2021, de acordo com um relatório de 2012 da NASA. Essas são as mesmas geleiras que sobreviveram a três períodos de mudanças climáticas abruptas há milhares de anos, o mais recente dos quais trouxe consigo uma seca de 300 anos começando em 2200 aC .

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.