Kilian Jornet quebra recorde de velocidade na Innominata!

Kilian Jornet, 25, um dos maiores corredores de longa distância do mundo acaba de completar a longa, técnica e exposta Innominata no lado Italiano do Mont Blanc em incríveis 6:17h!

O tempo é incrível por uma série de fatores, enquanto tecnicamente mais fácil do que as faces norte do Eiger e do Matterhorn, a escalada é muito mais longa e os perigos relativos mais altos.

Jornet, que sequer é conhecido como escalador, saiu da frente da igreja em Courmayeur, a uma altitude de 1000m, e correu 3600m até o cume do Mont Blanc, depois correu outros 3600m descendo do lado francês e chegando a igreja de Chamonix num tempo total de 8:43.


Ele cobriu 7.300m, quase 32km, escalando e correndo sob glaciares, faces cobertas por pedras soltas, muita neve e rampas de gelo, tudo sozinho.

Apenas para se ter uma idéia, do cume até o centro da cidade ele fez em 2h26!!

Considerando-se realizações similares, o assombroso feito de Jornet fica pau a pau com as recentes ascensões rápidas do Eiger por Dani Arnold e Ueli Steck, e afirma a predição de que a próxima leva de técnicos escaladores de velocidade virá não do mundo da escalada, mas de corredores de longa distância.

Corredores ultra, ao que tudo indica, podem rapidamente aprender a escalar, enquanto que escaladores levam muito mais tempo para desenvolver resistência similar. “Você consegue imaginar o que eu faria se tivesse o físico de Kilian?” Steck contou a revista Rock and Ice.

É important noter que Jornet é um dos seres humans com um dos mayors níveis de VO2 max já registrado e venceu a destruidora Ultra Trail Mont Blanc (UTMB) três vexes, além de ter o records por correr o não-técnico Monge Kilimanjaro (5:22).

Sua ascensão solo da Innominata é um grande salto em relação a seus feitos anteriores em termos de dificuldade de escalada e perigo, um time rápido normalmente faz dois bivacs na rota, que é famosa pela quantidade de rocha podre.

Enquanto Jornes é um novo nome para a maioria dos escaladores da América, ele é bem conhecido entre corredores.

Em 2011 ele ganhou a ultra dura Western States Endurance (160km) e esse ano ele venceu o Pikes Peak Marathon, e definiu um novo recorde de velocidade para a escalada e descida das Grandes Teton.

Ainda esse ano, em Junho, Jornet e Stephane Brosse tentaram cruzar todo o maciço do Mont Blanc em apenas dois dias, infelizmente durante essa tentativa Brosse faceleu quando uma cornisa se quebrou e ela caiu cerca de 600m.

É maluco imaginar o que ele estará fazendo se sobreviver os próximos 10 anos.

Veja mais no blog de Kilian!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.