Os atletas estavam em uma tentativa de subida em uma via alpina de 1200m de altura chamada Frendo Spur localizado no maciço do Mont Blanc.
O resgate levantou em várias mídias especializadas sobre corridas de montanha na internet acerca da importância da utilização de equipamentos de emergência leves e de grande compactidade.
Os dois atletas estavam correndo no estilo “light and fast”. Por isso estavam utilizando apenas tênis e suas roupas. Não estavam utilizando equipamentos de montanha.
Não foram encontrados nas procuras feitas por helicóptero, e foram necessários buscas de guias pelas vias de acesso.
O responsável pelo resgate Jean-Louis Verdier protestou no site ledauphine.com dizendo: “Eu fico bravo quando vejo que está crescendo o uso de tênis em vez dos equipamentos adequedos para uma ascenção de montanha”
Os atletas assumiram a culpa, mas afirmaram categoricamente que não irão mudar sua abordagem aos cumes no estilo “light and fast”.
Chamonix está localizada na França, onde não há uma legislação dura como na Espanha que cobra multa dos resgatados quando comprovada a imprudência que resultou na necessidade do resgate.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.