Como é a vida dos carregadores de equipamentos dos montanhistas no K2?

Conforme vários veículos dedicados a cobrir os acontecimentos do montanhismo e escalada em todo o mundo informou este ano, a segunda montanha mais alta do mundo, o Monte K2 (8.611 m) vem sofrendo o mesmo processo de exploração e facilitação de chegar ao seu cume.

Nos últimos 10 anos, o número de pessoas que chegam ao cume do K2 vem batendo muitos recordes. De uma média de 5 cumes por temporada, agora existe números antes inimagináveis de 60 a 80.

Analisando as estatísticas, é fácil entender que as condições da montanha e as complicações logísticas abrandaram. Mike Horn, explorador profissional e aventureiro suíço sul-africano, estava na montanha e realizou uma produção audiovisual de boa qualidade sobre os carregadores locais. Estes trabalhadores são as figuras essenciais para conseguir entender o montanhismo na área e para a maioria das expedições para ter sucesso em seu propósito.

Estes trabalhadores, pertencentes a diversas etnias da região, se adaptam a qualquer mudança de temperatura, andam por horas e demonstram uma capacidade de adaptação aos caprichos da natureza espantosa. O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.