Justiça argentina permite que menina de 12 anos suba o Monte Aconcágua

Uma menina hindu, de apenas 12 anos, foi autorizada pela Justiça da Província argentina de Mendoza a subir o Monte Aconcágua (6.962 m). Uma lei provincial do ano 2000 proíbe a entrada de crianças menores de 14 anos no cume mais alta montanha do continente americano.

Entretanto, como outras 12 crianças já obtiveram decisões judiciais favoráveis ​​em duas décadas. A montanhista hindu Kaamya Karthikeyan estava em Mendoza há três semanas, na companhia de seu pai, aguardando a decisão da justiça.

O processo

Na última quinta-feira à tarde, o Tribunal da Família de plantão decidiu autorizar a entrada de Sundaram Karthikeyan e sua filha Kaamya “sob sua conta, risco e responsabilidade exclusivos, e deve cumprir os requisitos e indicações do parque”. A autorização foi dada pelo juiz Carlos Alberto Juri.

Ambos montanhistas pretende acessar o Monte Aconcágua pela “Travesía Ruta Normal”, localizada na face norte do Aconcágua, que pode ser feita a pé e não requer equipamento especial de escalada. Pelas regras do Parque Provincial Aconcágua, a família deve estar acompanhada de um guia e ter um seguro de resgate, o qual é obrigatório para todos os montanhistas estrangeiros.

Criança em 2019 teve edema cerebral no Aconcágua

O recorde de ascensão ao Monte Aconcágua por uma pessoa jovem pertence ao norte-americano Tyler Armstrong, que na época tinha apenas 9 anos, em 25 de dezembro de 2013, quando conseguiu chegar ao cume junto de seu seu pai.

Conforme noticiado à época pela Revista Blog de Escalada, em janeiro de 2019 o jovem montanhista de apenas 13 anos, Henry Horvath, sofreu uma edema cerebral a 5.560 metros. Horvath teve problemas de mobilidade nos seus membros e não conseguia fechar os olhos. O jovem também sentia metade do rosto paralisado.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.