Ao que parece as mulheres que fazem acontecer resolveram mostrar serviço.
A escaladora espanhola Josune Beriatzu, é de longe uma assombrosa escaladora de rocha. Seus principais feitos inicialmente foram na escalada esportiva, andou fazendo ascenções também na escalada em vias tradicionais. Todas de graduação elevadíssima.
Josune surpreende a todos e agora arrisca escalar em gelo e vias mistas. Se postulando como uma das maiores escaladoras(e mais completas) da história. Sem sombra de dúvida.
Que sirva de inspiração a todos.
Mais detalhes em: http://www.climbing.com/news/hotflashes/josune_bereziartu_ticks_canadian_ice_classics/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.