Conheça José López – Um experiente conquistador com mais de 500 vias no currículo

Comparar a escalada esportiva na Espanha e Brasil, dependendo dos fatores, é covardia. Considerado um dos melhores locais do mundo para a prática da escalada esportiva, a Espanha possui também personagens icônicos que, por algum motivo, recebem pouco destaque pela mídia.

Um dos maiores expoentes da mídia independente no velho continente, o site espanhol Paso Clave, vêm produzindo um conteúdo diferenciado da velha (e desgastada) masturbação de cadenas de vias difíceis, praticada pela imprensa espanhola dedicada ao montanhismo e escalada. Buscando focar em artigos técnicos, além de colocar personagens pouco conhecidos em destaque, o site vêm conquistando cada vez mais admiradores e leitores.

Com um canal de YouTube bastante ativo, com vídeos interessantes e fora do lugar-comum. Em um de seus vídeos os administradores do site procuraram mostrar a vida e obra de José López, conhecido popularmente como Sucina, um escalador que se dedicou a conquistar vias de escalada. López já acumula mais de 25 anos de experiência na arte de abrir vias de escalada, tendo em seu currículo mais de 500 linhas.

José Lopez começou a escalar com 18 anos de idade. Aos 20 anos começou a vislumbrar linhas e caminhos por onde escalava e resolveu dedicar-se a abrir vias de escalada. O primeiro lugar que dedicou tempo para abrir uma via de escalada foi “Cabezo Gordo”, local de escalada na província espanhola de Murcia, junto do clube de montanha qe havia na região. O espanhol lembra até hoje o nome de sua primeira via: “Octavía”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.