Programa da HBO faz duras críticas às expedições ao Monte Everest

Pouco conhecido no Brasil, o comediante britânico John Oliver é destaque nos EUA com seu programa “Last Week Tonigh”. Inspirado no formato de “The Daily Show with Jon Stewart”, desde que estreou em 2014, já ganhou vários prêmios televisivos em território norte-americano. O show, que vai ao ar semanalmente, apresenta notícias e conteúdo de forma satírica, cobrindo assuntos de natureza política e social. Seus episódios sobre a Copa do Mundo da FIFA no Brasil foram amplamente divulgados em redes sociais quando foram lançados.

No episódio desta semana, John Oliver aborda as expedições ao Monte Everest, questionando o mérito real de pessoas despreparadas para o montanhismo subirem a montanha mais alta do mundo. Com seu humor ácido característico, Oliver coloca em evidência o sentido de que cada vez mais apresentadores de TV, jornalistas e montanhistas não praticantes estejam cada vez mais indo subir o Monte Everest. Uma crítica constante que a Revista Blog de Escalada já faz há 14 anos.

No programa, próximo ao seu final, John Oliver aproveitou para divulgar um website para quem deseja ir ao Monte Everest para ostentar as fotos. No endereço, mantido pela empresa fictícia “Adventures Indoors Luxepeditions” (Expedições luxuosas de aventuras indoor), http://thetopofmounteverest.com é possível enviar uma foto de rosto e o próprio site faz a montagem de uma foto de cume para você. O próprio John Oliver aproveita para incentivar as pessoas a compartilharem as fotos nas redes sociais.

Durante todo o programa o comediante britânico fez questão também de ressaltar que a motivação de pessoas inexperientes no montanhismo se deve ao fato que a propaganda, além de vários publicitários, usarem o nome da montanha indevidamente. Há no programa entrevista com sherpas afirmando categoricamente que carregam vários clientes montanha acima.

O trecho que aborda o Monte Everest está na íntegra na internet (disponível no topo do artigo). O programa na íntegra, com legendas em português pode ser assistido no final desta semana no aplicativo de streaming da HBO.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.