O lendario escalador John Long se acidentou no final de novembro em virtude de um acidente ocorrido em uma academia de escalada.
John Long é considerado um dos maiores escaladores da história dos Estados Unidos, e é autor de vários livros sobre o assunto.
Quando estava em seu corriqueiro treinamento, durante uma via guiada, seu nó, que era um lais de guia, se soltou.
Com isso, fraturou perna e tornozelos esquerdos, além de ter sido submetido a uma cirurgia.
Long ainda declarou que o motivo foi ele mesmo não ter conferido o nó antes de subir.
Para saber mais detalhes: http://www.rockandice.com/news/2383-john-long-injured-in-groundfall
Se você não sabe quem é John Long, acesse rápido aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/John_Long_%28climber%29

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Ae Roberto Lazzari Junior e Douglas Zubéldia… axo que não quero mais usar o lais de guia rsrsrs
Maldito Lais de Guia! O risco X beneficio dele não compensa… se o John Long se machucou usando o lais de guia, imagina o restante do mundo… e olha que o lance foi em uma academia. Se fosse na rocha, provavelmente estaria morto.
Deteste esse nó. Muito fácil de errar e não tem como o parceiro conferir de forma rápida.