Jogos Pan-Americanos de 2023 inclui escalada esportiva em seu programa

A escalada esportiva foi incluída no programa dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que irão acontecer no Chile. O evento multi-esportivo irá acontecer entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro 2023, na cidade de Santiago, capital do Chile.

As provas de escalada esportiva no pan-americano servirão de classificatório para Paris 2024. A inclusão do esporte foi sacramentada em uma assembleia geral. A Assembleia também elegeu, por unanimidade o chileno Neven Ilic.

Um fator que fez com que o esporte ser considerado, além de também fazer parte dos Paris 2024, é o fato de que o Chile é um dos países que mais investiu no esporte nos últimos 15 anos, tendo forte trabalho na revelação de talentos, assim como valorização de sua equipe técnica de treinadores e preparadores físicos.

Para ilustrar como o Chile tem investido na escalada esportiva, neste ano de 2020, mesmo com pandemia, a capital do Chile inaugurou uma nova academia de escalada, somando um total de 5 grandes endereços para treinamento e revelação. Parte do sucesso do esporte e da revelação de novos nomes é, em grande parte, aos torneios regionais realizados regularmente.

Atualmente, atletas do Chile, como a promissora Alejandra Contreras, tem despontado com grandes destaques entre atletas da América do Sul. Um outro nome de destaque é a argentina Valentina Aguado. O Brasil, até o momento, não possui atletas com relevância de resultados para sonhar com chances de medalhes em 2023.

Como ficou evidente no classificatório pan-americano em março deste ano, os países com número de atletas mais forte são, respectivamente: EUA, Canadá, Equador, Chile e Argentina.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.