Jogos de Tóquio 2020: Quem serão os Route Setters que são os diretores do espetáculo olímpico

Os Route Setters terão uma tarefa extremamente difícil em Tóquio, pois terão de garantir um espetáculo e, ao mesmo tempo, aferir quem é o melhor atleta de escalada esportiva. De Route Setters a juízes, a belayers e escovadores, os melhores na organização de eventos de escalada estão atualmente em Tóquio trabalhando no calor e a umidade para o grande evento de quatro dias.

Embora o estilo olímpico já tenha sido testado em anos anteriores (pela primeira vez no Campeonato Mundial de 2018 em Innsbruck), o desempenho histórico dos escaladores nas Olimpíadas é uma história completamente diferente. Houve um rigoroso processo de seleção para decidir os indivíduos que representavam em cada função.


A arena principal das competições de escalada esportiva está pronta. Os (as) escaladores (as) vão se apresentar no Aomi Urban Sports Park, perto da Vila Olímpica (outras competições também foram disputadas lá, inclusive basquete 3×3).

Um evento-teste realizado em março de 2020 colocou à prova todos os envolvidos no evento Agora eles estão prontos para receber os 40 atletas de escalada esportiva de 3 a 6 de agosto.

Os atletas tiveram três dias de treinos livres nessa semana (quarta, quinta e sexta-feira), além de um treino presencial obrigatório no sábado. Alguns atletas estão atualmente em acampamentos (como Shauna Coxsey em Yokohama), enquanto outros foram direto para a Vila Olímpica (equipe da Austrália e Itália).

Algumas equipes com vários atletas passaram um período mais longo em acampamentos de escalada específicos em Kurayoshi (equipe da França), Katsushika (equipe da Eslovênia), Morioka (equipe do Canadá) e Hachioji (equipe dos EUA).

Quem serão os Route Setters

Route Setters

Haverá duas equipes de Route Setters: uma para as vias guiadas e outra para o bouldering.

O Route Setter principal da competição de vias guiadas será o polonês Adam Pustelnik, que obteve as qualificações de construtor internacional de vias pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) em 2005. O Japonês Hiroshi Okano e o tcheco Jan Zbranek trabalharão junto com Adam .

Durante muitos anos de trabalho em arenas internacionais, Adam Pustelnik liderou os Route Setters durante as Copas do Mundo, e liderou uma outra equipe durante o Campeonato Mundial de 2019 em Hachioji. Adam Pustelnik também construiu as vias para o Campeonato Mundial em Paris 2016.

O experiente Route Setter britânico Percy Bishton (co-proprietário da Climbing Works em Sheffield) será o responsável pelas linhas de bouldering em Tóquio. Bishton apareceu pela primeira vez nessa função em 1994 e tem 50 eventos internacionais no curriculum, como o Campeonato Mundial de 2016 em Paris.

Percy Bishton tem cinco dias para criar 14 linhas. O suíço Manu Hassler, o francês Romain Cabessut e o norte-americano Garrett Gregor trabalharão sob a direção de Bishton. Originalmente, Katja Vidmar da Eslovênia estava na equipe, mas renunciou por causa de sua gravidez.

Para Bishton, o evento será o coroamento de uma longa carreira de Route Setter no cenário internacional. “Fiquei muito surpreso e muito grato pela oportunidade de ir aos Jogos, porque tenho trabalhado em competições de escalada, vendo sua evolução nos últimos 20 anos e por ter a chance de ir junto e estar envolvido. É uma maneira muito legal de encerrar sua carreira “, disse Bishton ao site britânico UKC no início deste ano.

O número de fatores que devem ser levados em consideração pelos roteiristas no caso dos Jogos é incomparavelmente maior do que no caso, por exemplo, da Copa do Mundo da IFSC. A competição agora envolve uma grande dose de escalada em um dia e abrange três especialidades completamente diferentes.

O cansaço dos competidores, as condições climáticas e o fato de que a maioria dos atletas olímpicos é especialista em uma competição específica é um enredo completamente diferente para os Route Setters. Equilibrar essas dificuldades e sentir as possibilidades dos competidores, e ao mesmo tempo criar um espetáculo interessante para milhões em frente às telas que não necessariamente conhecem os segredos do nosso esporte, é um desafio inusitado para os coreógrafos do espetáculo olímpico.

além dos Route Setters, serão juízes o britânico Juiz Tim Hatch, o chinês Juiz Ying Cheng e o canadense Juiz Paul Ledet. Todos chefiados pelo singapurense Stanley Yeo.

 

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.