Pai da escalada Big Wall, Jim Bridwell falece aos 73 anos

Jim Bridwell, conhecido como “The Bird” (O pássaro, em tradução livre) faleceu, no fim da tarde de hoje, em decorrência de hepatite tipo C. O escalador, que tinha 73 anos de idade, era considerado o pai da escalada em Big Wall e era uma das figuras históricas da escalada americana, sobretudo em Yosemite. Foi dos grandes divulgadores da escalada livre (sem uso de aparelhos artificiais) e escalada alpina. O escalador estava hospitalizado desde o início do ano, tendo uma campanha de financiamento coletivo para ajudá-lo.

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus VHC ou HCV, transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.

Quem foi Jim Bridwell

Jim Bridwell nasceu em 1944 em San Antonio, estado americano do Texas. Seu pai era piloto de avião e serviu na Segunda Guerra Mundial. O escalador veterano era considerado por muitos como uma espécie de ponte entre duas gerações de escaladores dos anos 1960 e 1970.

Bridwell fez parte da geração dos “anos dourados de Yosemite” em 1960, que contava com Royal Robbins, Yvon Chouinard, Chuck Prat, Douglas Tompkins, Tobin Sorenson, entre muitos outros. Jim também era admirado pela então nova geração (considerados adeptos da contracultura da escalada) em 1970, que foi quem os introduziu a vários conceitos como Mari Gingery, Mike Lechlinski, Dean Fidelman, John Yablonsky, John Bachar, Ron Kauk e Lynn Hill.

Jim Bridwell era o líder do grupo de escaladores e, por ser muito amigo dos Rangers do parque de Yosemite, ajudou a criar o grupo de busca e resgate de Yosemite (conhecido como YOSAR). Foi também o idealizador dos Stonemasters, mesmo sendo considerado veterano por eles.

Dentre as escaladas mais reconhecidas do escalador está em fazer a primeira escalada no El Capitán, na mítica via “The Nose” em apenas um dia, feito inédito para a época. Bridwell, junto do americano Steve Brewer, entrou para a história da escalada ao fazer a primeira escalada ao Cerro Torre pela via “El Hongo Somital”, além de repetir a “vía del Compresor”, na Patagônia em 1979. Somente em Yosemite, é creditado a Jim Bridwell mais de 100 primeiras ascensões em vias no local, considerado o epicentro da escalada americana.

Jim Bridwell também era um reconhecido inventor de vários equipamentos de escalada como copperhead, cliff´s, tendo participado da invenção dos friends. O veterano escalador morava no estado americano da Califórnia com sua esposa Peggy e seu filho Layton.

Da esquerda para a direita: Billy Westbay, Jim Bridwell, e John Long

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.