Japonesa de 13 anos encadena boulder V15 e torna-se a mais jovem a escalar este grau

A japonesa Mishka Ishi, de apenas 13 anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem a encadenar uma linha de boulder de dificuldade V15. Além disso, também consagrou-se como a terceira mulher da história a escalar um boulder desta graduação. A linha trata-se da Byaku-dou (que significa “O Caminho para o Céu” em japonês) e está localizada no Monte Hourai. As outras duas mulheres a encadenar uma linha de boulder V15 foram Ashima Shiraishi em 2015 e Kaddi Lehman em 2018.

A notícia foi dada em primeira mão pelo canal cdnclimbingnews (Canadian Climbing News) e foi confirmada pela Revista Blog de Escalada.

A linha foi aberta pelo escalador Dai Koyamada e foi considerada pelo escalador como das mais difíceis do mundo. Byaku-dou foi encadenada pelo próprio escalador em 2003 quando tinha 27 anos. O feito da japonesa aliado ao grande momento que a escalada de competição que vive o Japão, consolida ainda mais o país como o principal celeiros de escaladores de boulder de todo o mundo.

O problema de boulder possui 22 movimentos e está sob um teto de inclinação que varia de 150° a 160°. Por ser muito longo, com um descanso em sua metade, é dividido em duas partes. A primeira parte é um V13 e a segunda parte um V12. Por muito tempo a linha foi considerada de graduação V16.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.