Janja Garnbret encadena linha de boulder V14

A escaladora eslovena Janja Garnbret, a medalhista de ouro na escalada esportiva nas Olimpíadas de Tóquio, fez a primeira ascensão feminina da linha de boulder Bügeleisen, graduada com dificuldade V14 na Áustria. A linha foi escalada pela primeira vez por Klem Loskot em 2001.

Assim, mais uma vez, a eslovena enterra mais uma vez a teoria de que atletas que se dedicam à escalada indoor não possuem rendimento respeitável na rocha. Em novembro de 2021, Garnbret encadenou à vista a via Fish Eye graduada como 8c francês (11a brasileiro), que foi a primeira cadena feminino deste grau, e encadenou a via American Hustle também graduada como 8c francês (11a brasileiro).

Além disso, aproveitou para dar uma alfinetada no sexismo de escaladores: “Escalar é o novo passar ferro, meninas”, disse Garnbret em sua rede social e acrescentou que fez a primeira ascensão feminina da linha. Na sua postagem não está somente uma foto, mas o vídeo de sua ascensão que levou menos de um minuto (acompanhe abaixo).

Klem Loskot, à época de sua cadena, disse que a linha é “um monstro de seis metros”. Na época era uma das únicas linhas graduada como V14 no mundo. A linha de boulder mais difícil na época era o Dreamtime com dificuldade V15.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.