Janja Garnbret e Domen Škofic realizam 13 enfiadas de 10c em parede artificial

Os escaladores eslovenos Janja Garnbret e Domen Škofic escalaram uma via artificial cotada em 8b+ francês (10c brasileiro). Ao todo a via possui 360 ​​metros com 13 enfiadas em uma chaminé localizada na Europa. A via foi elaborada pelos route setters da IFSC Katja Vidmar e Simon Margon.

Esta é a via artificial mais alta do mundo. O crux esta na enfiada 10, a 257 metros do chão e esta cotada em 8b+ francês (10c brasileiro). A primeira tentativa levou 12 horas de baixo para cima.

Esta foi a primeira via de várias enfiadas de Garnbret. Sobre a escalada, ela disse: “Eu estava um pouco assustada antes de começar. Estava com medo de cair, o que pode ser realmente desagradável no caso de uma parede vertical em comparação com uma parede negativa onde você fica suspenso no ar. Aqui, você pode atingir rapidamente uma parede ou um ponto de apoio antes que a corda o pare. Assim, precisei cair algumas vezes até que finalmente relaxei e perdesse o medo”.

Domen Škofic disse que “a chaminé é completamente diferente de tudo o que já escalei até agora. É um objeto artificial gigante, que achei um tanto místico. Senti desconforto, medo forte do desconhecido mas rapidamente fiz amizade com a chaminé, pois o percurso era muito bonito e desafiador. Assim que comecei a me concentrar na escalada, todos os outros pensamentos se foram, e eu estava apenas gostando”.

Quatro dias após a primeira tentativa, eles voltaram para encadenar a chaminé, levando 7 horas e 32 minutos, quase quatro horas mais rápido que a primeira tentativa. Sobre a subida em cordada, Garnbret disse: “A enfiada mais difícil é no alto na via, mas não tive medo dela na segunda tentativa, tive mais medo de alguns dinâmicos grandes mais abaixo na via onde você perde muita energia e precisa estar 100 % focada para evitar quedas. Uma queda significa repetir arremessos e perder mais força e tempo.”.

A escalada foi realizada pelo patrocinador dos dois atletas, que elaborou um documentário, que pode ser assistido em: https://www.redbull.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.