Vídeo da semana: Janja Garnbret – A maior atleta de escalada esportiva da atualidade

O primeiro vídeo da semana de 2020 é sobre Janja Garnbret. Neste ano acontecerá os Jogos Olímpicos de Tóquio e como acontece a cada edição do evento, muitos atletas, homens e mulheres, serão os destaques dos jogos.

Se for possível fazer uma aposta, baseando-se nos resultados apresentados nos últimos dois anos, Janja Garnbret será uma das estrelas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Garnbret, de apenas 20 anos, possui todos os elementos para tornar-se a embaixatriz do da escalada para quem ainda não conhece o esporte.

Janja Garnbret

Foto: https://insajder.com

No final da semana passada, foi publicado pelo canal Climbing TV um vídeo com os melhores momentos de Janja Garnbret. A homenagem é mais que merecida, afinal a jovem eslovena venceu todas as etapas de boulder de 2019, entrando para a história do esporte.

Janja Garnbret está para a escalada como Nadia Comăneci para a ginástica artística, Martina Navrátilová para o tênis, Lionel Messi para o futebol e LeBron James para o basquete. Exagero? Espere os Jogos Olímpicos de 2020 e saberemos com certeza. Enquanto isso, assista ao vídeo no topo do artigo.

Quem é Janja Garnbret?

Janja Garnbret

Foto: http://www.gore-ljudje.net

Janja nasceu em 1999 e começou a competir aos 14 anos, embora escale desde os sete anos de idade. Desde então, ela passou a dominar quase que absolutamente o cenário da escalada de competição. Mas, inegavelmente, 2019 foi o ano dela.

A Copa do Mundo IFSC de 2019 estreou em março, com um ouro para Janja em boulder em Meiringen, na Suíça. Quem acompanhou os eventos, testemunhou que esta conquista foi seguida por vitórias em todos os seis eventos de boulder.

Esta foi a primeira vez que um competidor, homem ou mulher, venceu todos os eventos de boulder. Logo após essa conquista, Janja competiu no Campeonato Mundial de Escalada IFSC 2019, realizado em Hachioji, Japão.

Lá, Garnbret mais uma vez conquistou ouro no primeiro evento principal de boulder e mostrou o quão forte era na disciplina de vias guiadas. Janja novamente brilhou na competição e conquistou a vitória, sendo o seu segundo ouro no campeonato.

Quando chegou no formato olímpico, ela conseguiu sua terceira medalha do evento.

Antes de 2019, Janja Garnbret ja tinha conquistado ouro nas Copa do Mundo de Escalada de 2016, 2017 e 2018 nas disciplinas de vias guiadas e boulder. Garnbret alcançou essas três últimas vitórias conquistando ouro dominando as vias guiadas, além de ter bons resultados no boulder.

Estratégia para driblar as provas de velocidade

Janja Garnbret

Janja Garnbret | Foto: https://www.skyfish.com/

Até o ano de 2018, Janja Garnbret nunca havia competido em um evento de velocidade. Quando a modalidade foi anunciada para as Olimpíadas de 2020, o IFSC estabeleceu uma nova regra, na qual os competidores deveriam ao menos competir em dois eventos em todas as modalidades (velocidade, boulder e vias guiadas).

Como resultado dessas novas regras, e como preparação para as Olimpíadas de 2020, Janja começou a treinar para os eventos de velocidade. Na sua estreia nestes eventos da Copa do Mundo, Garnbret não avançou nas etapas de qualificação na modalidade.

Mas pelo que foi demonstrado em 2019, o treinamento parece estar funcionando, pois seus resultados de velocidade no Campeonato Mundial Combinado realmente a ajudaram a garantir o primeiro lugar.

No evento competitivo independente Studio Bloc Masters 2019, Janja Garnbret conseguiu superar todas as quatro linhas de boulder nas finais. Na ocasião, foi a única pessoa na categoria feminina a conseguir mais de dois topos. Janja foi a segunda no evento de 2018 com a mesma quantidade de topos, mas menos tentativas do que a rival Miho Nonaka. Em 2017, Garnbret ficou em 2º lugar, mas desta vez perdendo para a francesa Fanny Gibert.

Desde muito jovem, Janja Garnbret mostrou um talento incrível. Os primeiros resultados dela incluem ouro em sua faixa etária no Campeonato Europeu Juvenil de Escalada em 2013, 2014 e 2015 para vias guiadas e boulder. Janja também conquistou o ouro em vias guiadas em 2014, 2015 e 2016 no Campeonato Mundial Juvenil de Escalada.

Como Janja Garnbret treina

A cidade natal de Janja Garnbret é Šmartno pri Slovenj Gradcu, na Eslovênia. A partir dos 6 ou 7 anos de idade, ela foi introduzida à escalada indoor, depois que seus pais a encontraram subindo em árvores o tempo todo. Pouco depois, ela foi apresentada a uma academia de escalada e começou a treinar seriamente com o técnico da equipe eslovena Gorazd Hren.

Janja treina com Hren há cerca de dez anos no ginásio de boulder NYC em Velenje. O treinamento designado para a eslovena dura cerca de 5 dias por semana e envolve dias de descanso rigorosos. Janja treina principalmente com a equipe nacional da Eslovênia, mas também faz treinamentos individuais.

Por causa das melhores instalações, os eslovenos também viajam para a Áustria e a Alemanha para usar academias maiores. O treinamento sempre envolve um aquecimento, incluindo exercícios aeróbicos, alongamentos e inclui força estática em TRX.

Durante os treinamentos, Janja Garnbret escala até três horas em uma sessão. Começando com vias mais fáceis, para aquecer, passando para vias mais difíceis e, em seguida, treinando especificamente sobre linhas mais difíceis e pontos fracos específicos.

Dependendo da próxima prova que irá competir, há foco em boulder ou vias guiadas. Entretanto, para todo o mundo que ambiciona ir para as Olimpíadas, seja interessante ver como o treinamento para o Campeonato Mundial Combinado foi realizado.

Isso porque, Janja admitiu nunca ter escalado uma via de velocidade ​​até dois anos antes das Olimpíadas, assim como a decisão foi tomada para incluir o esporte.

A dieta de Janja Garnbret parece ser bastante saudável, pois não é estrita “eu não sigo uma dieta especial, apenas tento comer saudável”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.