Início da temporada de escalada é marcada por mortes

Início da temporada de escalada é marcada por mortes. Infelizmente, a temporada de escalada mal começou e já tem registro de mortes.

A saber, dois praticantes perderam suas vidas (uma no Cerro Standhart e a outra em Aguja Guillaumet) devido ao mau tempo. Confira detalhes.

Início da temporada de escalada é marcada por mortes

Conforme dito, essa temporada na Patagônia já começou com dois alpinistas mortos. A princípio, ambos tiveram a infeliz coincidência do mau tempo.

Fato é que as respectivas montanhas são tão sérias quanto muitas outras. A temporada de escalada na Patagônia deve ter os meses de janeiro e fevereiro mais movimentados, portanto, precisa de atenção redobrada.

As duas primeiras mortes da temporada

A título de informação, a primeira morte ocorreu em 19 de dezembro, quando um suíço morreu em queda na geleira ao recuar de uma tentativa fracassada em Cerro Standhart, no maciço de Cerro Torre.

O suíço estava acompanhado de um parceiro e ambos abortaram a escalada no pináculo de granito devido à rápida piora das condições. No entanto, na tentativa de descer, o suíço escorregou em uma pequena geleira na base do pico e morreu instantaneamente.

Alguns dias depois, no dia de Natal, a segunda morte aconteceu. Em resumo, a praticante estadunidense Cassy Doolittle estava escalando sozinha em Aguja Guillaumet quando rapidamente uma tempestade ocasionou chuva e ventos fortes. O grupo de busca que a encontrou, disse que a princípio, Cassy se perdeu enquanto realizava rapel do cume.

Foram necessários dois grupos de busca. O primeiro respondeu ao chamado da estadunidense de 25 anos via SOS do InReach, porém o tempo dificultou as buscas. Somente em 27 de dezembro que o segundo grupo de buscas, enfim, encontrou Cassy. Por fim, de acordo com o grupo de buscas, Cassy estava parcialmente enterrada na neve e sua morte é derivada de hipotermia.

 

Foto destaque: Divulgação/Mark Horrell

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.