Impacto da pandemia: Possibilidade de trabalho remoto faz surgir um novo tipo de viajante

Por Cláudio Leon Levy (Sócio Diretor Executivo da Lansay)

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, os brasileiros estão ansiosos para voltar a viajar. Cerca de 70% dos entrevistados afirmam que desejam celebrar a retomada com uma viagem especial, enquanto 50% declaram que desejam viajar com mais frequência pós-pandemia.

No entanto, é preciso conhecer este novo viajante que surge: muito mais consciente e disposto a passar mais tempo longe de casa. Com a imunização em massa e a retomada plena do turismo, prevemos a ascensão de um novo tipo de turista: viajante consciente.

Com muito mais planejamento sobre as viagens que faz e menos imprudente com os gastos, o foco agora está nas relações pessoais e menos nos cartões postais. Mais do que uma visitinha rápida aos finais de semana, o novo turismo está pautado em apreciar o ambiente, a rotina das cidades e conhecer os habitantes locais.

A mudança será bastante impactada pela popularização do trabalho remoto. Segundo levantamento da PNAD Covid-19, 7,3 milhões de pessoas estavam em Home-Office, que deve se consolidar.

Gigantes, como o Twitter, anunciaram que, após a pandemia, o tele trabalho será permanente para os colaboradores que ocupem cargos que possibilitam a modalidade. No Brasil, a Petrobrás estuda a possibilidade de trabalho híbrido, com 50% dos colaboradores em trabalho remoto e os demais presenciais.

Assim, com a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, por que não transformar o mundo no seu escritório? A nova dinâmica permite equilibrar lazer e responsabilidades, e será primordial para elevar o crescimento do setor de turismo nos próximos anos – tanto pelo maior volume de turistas, quanto pela possibilidade do turismo ao longo do ano todo e não apenas nos meses de férias.

Com o trabalho remoto, as viagens de finais de semana agora podem se estender por 10 dias, aproveitando dois finais de semana, por exemplo, e com tempo livre para aproveitar as atividades matinais e a vida noturna da cidade nos dias úteis.

A contrapartida é relativamente simples, uma boa conexão de internet (preferencialmente acima de 20 Mbps), pequenas salas com isolamento acústico para reuniões breves, flexibilidade no atendimento, atividades antes do horário de entrada, na hora do almoço e noites liberadas – começa a valer o melhor custo e benefício.

As pessoas estão ansiosas para sair de casa e o setor de turismo está igualmente animado para voltar a receber os viajantes. Com consciência, mudanças necessárias e novos protocolos de segurança, as companhias aéreas, hotéis, pousadas, pequenos estabelecimentos e trabalhadores autônomos, já começam a voltar ao trabalho e provar que é seguro voltar a viajar.

Neste último mês abrimos as contratações na indústria houve uma retomada no varejo e o mercado corporativo vem procurando malas de viagens para seus eventos para presentear seus colaboradores. Este é um sinal forte que o turismo vem crescendo rápido.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.