Físico russo desenvolve sistema de iluminação para bicicletas revolucionário que não necessita de bateria

O sistema de iluminação conhecido como RevoLights é considerado um dos mais interessantes para quem utiliza bicicleta, sobretudo em grandes metrópoles. O sistema já passou por uma atualização de seu modelo inicial.

Entretanto ele possui um calcanhar de Aquiles que parecia muito difícil de resolver: a bateria. Na primeira edição, o sistema recebeu muitas críticas a respeito do tamanho da bateria e em como isso poderia afetar a performance do ciclista.

Já na segunda versão o tamanho da bateria foi reduzido, diminuindo bastante as críticas. Porem o sistema parece ter encontrado um concorrente à altura. O físico russo Semyon Filippov desenvolveu um sistema de iluminação aos citados, mas que não necessita de bateria. Batizado com o sugestivo nome de “Parrot” (papagaio em inglês).

Assim como o Revolights, o sistema ilumina toda a roda da bicicleta e possui luzes que são autocarregáveis por ímã de neodímio. Este tipo de imã é feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro.

Um pequeno imã de neodímio pode possuir propriedades interessantes. Ao se aproximar de um material não magnético condutor de eletricidade, ele exibe uma “freagem” graças a correntes elétricas que são induzidas no condutor. Desta maneira uma vez instalado o parrot não necessita de ser recarregado a todo momento.

De acordo com as especificações disponibilizadas pelo seu criador, o sistema de iluminação possui várias cores: vermelho, branco, azul, verde, amarelo e laranja. Cada peça do sistema de iluminação resiste a baixas temperaturas (máxima de 40ºC e mínima de -25ºC) e é à prova d’água, com dimensões mínimas de 3,2 x 5,3 x 1,6 cm. O seu peso é de aproximadamente 20 a 25 gramas.

O projeto ainda não está a venda, mas Semyon Filippov, que mora na Sibéria, já anunciou que seu projeto estará em um financiamento coletivo na semana que vem no site do Indiegogo.

Mais informações: https://arara.bike

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.