IFSC planeja celebrar primeiros campeões olímpicos na Climbing Summit em Turim

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) revelou nesta semana os planos para celebrar o sucesso dos primeiros campeões olímpicos do esporte, Janja Garnbret e Alberto Ginés López, em sua reunião de cúpula a ser realizada em Turim, em novembro. A reunião de cúpula da IFSC foi noticiada em primeira mão para Brasil e América Latina pela Revista Blog de Escalada na semana passada.

A segunda edição da IFSC Climbing Summit and Commissions’ Meetings está agendada para os dias 25 a 26 de novembro e é uma oportunidade para as Federações Nacionais, ligas independentes, membros da Diretoria Executiva, Comissões de Governança e Finanças e demais autoridades discutirem as atividades dos últimos dois anos, o Plano Estratégico do IFSC e o futuro da organização.

Há a expectativa que seja discutida a realização de etapas da Copa do Mundo de Escalada na América do Sul. Essa discussão depende da relevância e do engajamento das entidades representativas do continente sul-americano.

Janja Garnbret da Eslovênia e Alberto Ginés López da Espanha, que conquistaram os títulos olímpicos no extinto formato combinados em Tóquio 2020, foram convidados como parte do que o IFSC diz serem planos “fortemente orientados para os atletas”.

Quem são os stakeholders e o que devem esperar da IFSC?

Foto: Getty Images

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, espera que a presença dos medalhistas de ouro olímpicos na Climbing Summit and Commissions’ Meetings beneficie os aspirantes a atletas. “Com o Summit, criamos uma oportunidade para que todos os nossos stakeholders se reúnam em um só lugar para discutir o passado, o presente e o futuro do nosso esporte e organização”, disse a autoridade italiana.

A saber, stakeholder é um dos termos utilizados em diversas áreas de gestão de projetos e se refere às “partes interessadas” que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa. No caso do IFSC, os stakeholders são atletas, federações, ligas independentes, fabricantes de equipamentos, gestores das cidades sedes das etapas da Copa do Mundo, entre outros.

“Nossa Climbing Summit and Commissions’ Meetings pretende ser um evento informal e interativo, onde todos são incentivados a contribuir. Para esta segunda edição, estamos particularmente felizes em comemorar nossos medalhistas de ouro em Tóquio 2020, Janja e Alberto”, afirmou Scolaris.

“Que a presença e as histórias deles sirvam de inspiração para todos os participantes, tendo em vista os desafios que o esporte olímpico traz”, completou o presidente da IFSC.

A reunião de cúpula deve seguir as reuniões anuais da comissão do IFSC em 9 e 10 de novembro na cidade italiana de Turim, com feedback a ser fornecido ao Conselho Executivo antes de sua reunião em 27 de novembro.

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada, a escalada esportiva deve fazer parte das Olimpíadas novamente em Paris 2024, com o número de eventos e medalhas aumentado para quatro com escalada de velocidade masculina e feminina e o novo formato combinado de bouldering e vias guiadas.

Também é garantido um lugar no programa principal para Los Angeles 2028, apesar de não ter o formato elaborado ainda.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.