IFSC confirma calendário da Copa do Mundo de Escalada com enfrentamento à Agência Mundial Antidoping

Na esperança de que até próximo do meio do ano as vacinas já foram em grane parte administradas, a diretoria da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) se reuniu na última sexta-feira, por teleconferência, para abordar uma série de tópicos importantes e ratificar uma série de decisões. Entre outras coisas, a diretoria confirmou a competição inaugural do calendário 2021, que acontecerá em Meiningen, na Suíça.

A primeira etapa da Copa do Mundo de escalada de 2021 começará 16 de abril. Meiningen tem longa tradição em organizar a copa do mundo inaugural da temporada de escalada. Somente no ano passado que a ‘tradição’ foi quebrada por causa da pandemia.

Segundo a entidade, os protocolos de combate à pandemia estão sendo revistos e aprimorados. A etapa única da copa do mundo em 2020 foi alvo de críticas de vários atletas e por parte da imprensa.

O anúncio também é cercado de uma certa polêmica. Parte dos técnicos e atletas consideram que esse retorno prematuro pode fazer com que atletas não possam competir, o que afetaria a classificação dos atletas.

Enfrentamento à Agência Mundial Antidoping

Por outro lado, a IFSC assumiu o risco de receber possíveis sanções da Agência Mundial Antidoping (WADA) depois de também confirmar que o Campeonato Mundial deste ano permaneceria em Moscou. Isso porque em dezembro de 2012 a WADA excluiu a Rússia de Olimpíadas e Mundiais por dois anos. A punição foi parcialmente sustentadas pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).

A decisão da WADA afirmou às Federações Internacionais de esporte para excluir a Rússia de grandes eventos até dezembro de 2022 “a menos que seja legalmente ou praticamente impossível fazê-lo”. Um porta-voz do IFSC disse que era “tanto legalmente quanto praticamente impossível encontrar uma solução diferente”.

Um porta-voz da WADA afirmou que “revisará qualquer informação fornecida pelo IFSC com relação a este caso e discutirá com o advogado externo e o Comitê de Revisão de Conformidade independente para avaliar se está de acordo com os termos da decisão do CAS”.

A decisão do IFSC de “peitar” a punição da WADA, na prática, significa que o escândalo de doping patrocinado pelo país é uma punição apenas nominal. O Campeonato Mundial de Moscovo de 2021 terá lugar entre 15 e 22 de setembro.

De acordo com o comunicado à imprensa, “O IFSC continuará trabalhando em estreita colaboração com a Federação de Escalada da Rússia e outras organizações envolvidas para respeitar totalmente a decisão do CAS e, ao mesmo tempo, realizar um evento que corresponda aos padrões exigidos pelo carro-chefe do IFSC”.

Os escaladores russos ainda terão permissão para competir, pois não houve exemplos de qualquer atleta russo da escalada esportiva usando drogas para melhorar o desempenho.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.