A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) anunciou, por meio de comunicado à imprensa, que a etapa da Copa do Mundo de Escalada de Seul, Coreia do Sul, está cancelado.
O evento da Coreia do Sul era o único que permaneceu em vigor após o cancelamento de duas outras etapas que iriam acontecer na China. Assim, com o cancelamento da etapa de Seul, os atletas Yoshiyuki Ogata, Natalia Grossman, Veddriq Leonardo e Emma Hunt são os campeões da temporada, embora ainda falte confirmação oficial da entidade.
O motivo alegado pela IFSC foi a pandemia, que ainda não está totalmente sob controle. Há algumas semanas foram canceladas as etapas chinesas de Xiamen (Vias guiadas e velocidade) e Wujiang (bouldering e velocidade) e depois da Indonésia Jacarta (velocidade). A etapa coreana (bouldering e velocidade), estava marcada para 1º a 3 de outubro.
Na falta de confirmação oficial da IFSC, esse cancelamento encerraria a temporada de competições internacionais e conferiria o título aos atuais líderes de cada modalidade. Também está aberta a possibilidade de que, a exemplo do que aconteceu em 2020, quando apenas uma Copa do Mundo foi disputada, alguma modalidade esteja sem campeões.
O regulamento da Copa do Mundo estabelece o número máximo de eventos em um ano em oito, mas não estabelece um número mínimo. Deve-se admitir, no entanto, que muitos eventos foram realizados com sucesso, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio e o Campeonato Mundial (ainda em andamento em Moscou).
Os competidores têm o direito de se sentirem cansados e provavelmente satisfeitos com o andamento desta temporada de 2021. Abaixo estão os líderes do ranking de 2021 em competições individuais:
- Vias guiadas:
- Janja Garnbret (Eslovênia)
- Stefano Ghisolfi (Itália)
- Bouldering
- Natalia Grossman (EUA)
- Yoshiuki Ogata (Japão)
- Velocidade
- Emma Hunt (EUA)
- Veddriq Leonardo (Indonésia)

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.