A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) anunciou na tarde de hoje os locais e datas das etapas da Copa do Mundo de Escalada Esportiva. A informação foi anunciada durante a XVIII Assembleia Geral da IFSC em Salt Lake City, Utah, EUA.
Composta por 13 etapas no total e distribuídas por 10 países e três continentes, a temporada da Copa do Mundo de Escalada Esportiva 2022 acontecerá entre abril e setembro. Não foram anunciada nenhuma competição na América Latina ou África.
A competição de abertura da Copa do Mundo da temporada acontecerá em Moscou, na Rússia, enquanto Salt Lake City também deve sediar outro evento sequenciado (dois finais semanas seguidos). Hospedando a única Copa do Mundo IFSC em Bouldering e Vias Guiadas, Innsbruck, na Áustria, marca o meio da temporada.
Para Julho de 2022 haverá o retorno de três locais tradicionais no calendário, com copas do mundo em Villars (Suíça), Chamonix e Briançon (França). Além das datas e cidades onde serão realizadas as etapas, a IFSC também anunciou que o esporte estará presente em três eventos multiesportivos em 2022:
- Jogos Mundiais de Birmingham 2022 (velocidade, bouldering e vias guiadas)
- Campeonato Europeu Munique 2022 (velocidade, bouldering e vias guiadas)
- Jogos Asiáticos, que acontecerá em Hangzhou (China) e usará o novo formato olímpico que será usado em Paris
O Campeonato Mundial Juvenil do IFSC será organizado nos EUA, em uma cidade a ser definida, entre os dias 22 e 31 de agosto. O calendário da competição de 2022 de Paraescalada será apresentado no final do ano.
- 1 a 3 de abril – Moscou (Rússia) – Bouldering, Velocidade
- 8 a 10 de abril – Meiringen (Suíça) – Bouldering
- 29 de abril a 1 de maio – local a definir no Japão – Bouldering
- 6 a 8 de maio – Seul (Coreia do Sul) – Bouldering, Velocidade
- 20 a 22 de maio – Salt Lake City (EUA) – Bouldering
- 27 a 29 de maio – Salt Lake City (EUA) – Bouldering, Velocidade
- 22 a 25 de junho – Innsbruck (Áustria) – Bouldering, Vias Guiadas
- 1 a 3 de julho – Villars (Suíça) – Vias Guiadas, Velocidade
- 8 a 10 de julho – Chamonix (França) – Vias Guiadas, Velocidade
- 22 a 23 de julho – Briançon (França) – Vias Guiadas
- 3 a 4 de setembro – Localização a ser determinada na Eslovênia – Vias Guiadas
- 22 a 24 de setembro – Bali (Indonésia) – Vias Guiadas, Velocidade
- 28 a 30 de setembro – Local a ser definido na China – Vias Guiadas, Velocidade

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.