IFSC anuncia calendário de competições de boulder com novidades e banimento da Rússia

O circuito da Copa do Mundo de boulder da International Federation of Sport Climbing (IFSC) visitou dezenas de cidades nas últimas décadas. Mas uma das paradas mais tradicionais todos os anos é a norte-americana Vail, no estado norte-americano do Colorado, onde os escaladores competiam nos GoPro Mountain Games.

Entretanto, o IFSC anunciou no último dia 31 que a cidade de Vail não sediará nenhum evento do IFSC neste ano de 2020. As únicas Copas do Mundo de boulder e velocidade no continente Americano em 2020 ocorrerão na cidade de Salt Lake City, no estado de norte-americano de Utah.

As outras Copas do Mundo de boulder de 2020 serão realizadas em:

  • Meiringen (Suíça) – 3 e 4 de Abril
  • Wujiang (China) – 17 a 19 Abril
  • Seoul (Coréia do Sul) – 8 a 10 Maio
  • Munich (Alemanha) – 23 a 24 Maio
  • Salt Lake City (EUA) – 12 a 14 Junho
  • Innsbruck (Áustria) – 25 a 28 Junho

Como pode ser percebido, nenhuma cidade da Rússia, que era tradicional do calendário da entidade, foi escolhido. A decisão deixa a entender que o IFSC acatou a recomendação da WADA de banir a Rússia de eventos internacionais por 10 anos.

Por que Salt Lake City?

Não foram divulgados detalhes sobre os locais exatos das competições de boulder, mas as datas serão de 12 a 14 de junho. Muitos se perguntam dos motivos das mudanças. No site do IFSC não há nenhuma declaração oficial sobre o assunto, mas baseando-se em anúncios realizados nos EUA no final de 2019, é possível especular.

Salt Lake City já hospedou o Outdoor Retailer, a principal feira de equipamentos outdoor dos EUA por 20 anos. Após os líderes governamentais de Utah apoiarem a nova política de terras públicas do governo de Donald Trump, a feira mudou-se para Denver.

A “revolta” foi liderada por duas das maiores empresas outdoor dos EUA, Patagonia e The North Face, depois que o governador de Utah, Gary Herbert, assinou uma resolução pedindo às autoridades federais que cancelassem o ato do presidente Barack Obama que criou o Monumento Nacional Bears Ears com 1,3 milhão de acres de terra no sudeste de Utah. O local era considerado sagrado para as tribos nativas americanas.

Os eventos semestrais da Outdoor Retailer atraíam cerca de US$ 45 milhões em gastos diretos anuais para Utah. Atualmente a feira acontece em Denver, Colorado. Mas agora em 2020, a indústria outdoor terá mais uma feira para escolher: Big Gear Show. O evento está programado para acontecer de 22 a 25 de julho de 2020, em Salt Lake City.

Os organizadores da Big Gear Show anteciparam que haverá 450 expositores e 1.500 lojas exclusivas, com um a quatro compradores de cada loja. No último dia do show, 25 de julho, as portas serão abertas ao público.

Em comparação, a Outdoor Retailer tem cerca de 1.400 expositores e somente imprensa, lojistas e players de marcado podem visitar a feira.

Ao que parece, a disputa de bastidores entre os dois estados, os quais mais arrecadam com a indústria de esportes Outdoor, parece ter chegado às competições de escalada.

IFSC contrata seu primeiro diretor geral

No início de dezembro, a International Federation of Sport Climbing (IFSC) anunciou a contratação de Piero Rebaudengo como o primeiro Diretor Geral da entidade. O anúncio no site do IFSC reconheceu que a criação da nova posição vem “com o IFSC em meio a um período de rápido crescimento” e a menos de um ano da estreia da escalada esportiva nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Ex-jogador profissional de vôlei, Rebaudengo trabalhou anteriormente para a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) em Lausanne, na Suíça, e esteve envolvido em quatro Jogos Olímpicos.

Como atleta, Piero ganhou uma medalha de bronze no vôlei nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles e depois trabalhou como Diretor Paraolímpico nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Torino e Delegado Técnico da FIVB nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres.

De acordo com a nota no site da IFSC, o papel de Piero Rebaudengo é “guiar a IFSC à medida que continua a crescer”. Em termos de estrutura organizacional do IFSC, sua nomeação como Diretor Geral significará que ele supervisionará todos os departamentos do IFSC e se reportará ao Conselho Executivo do IFSC.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.