Himalayan Database será liberado para download gratuito

O Himalayan Database, o mais famoso registro de ascensões e expedições no Himalaia será liberado gratuitamente para o público a partir de novembro de 2017. O anúncio foi feito pela atual responsável pelo registro Billi Bierling. Bierling assumiu a função após a aposentadoria de Elizabeth Hawley, que iniciou o registro em 1963. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da alpinista e jornalista Billi Bierling na semana passada.

A notícia alegrou bastante a mídia especializada, assim como os historiadores sobre montanhismo. Os arquivos com todos os dados podem ser baixados gratuitamente. Os dados contidos neste arquivo será atualizado anualmente.

O Himalayan Database de Elizabeth Hawley foi iniciado poucos anos depois das primeiras escaladas nas grandes montanhas do planeta. Durante muito tempo foi considerado, ainda que de maneira oficiosa, a garantia de que o montanhista realmente realizou o cume. Atualmente Hawley, com 93 anos de idade, está aposentada de suas atividades. Desde então suas funções a alemã Billi Bierling e uma equipe formada pelo nepalês Jeevan Shrestha, o francês Rodolphe Popier, o alemão Tobias Pantel e o americano Richard Salisbury. O American Alpine Club se encarrega de publicar uma versão impressa do relatório.

A compilação de registros de todas as expedições que escalaram no Himalaia nepalês é uma excelente fonte de informação para averiguação de cumes de cada montanhista. No Himalayan Database há dados de expedições no país desde 1905 dos mais importantes picos do Nepal. No reporte há dados precisos sobre primeiras ascensões, grandes acidentes e tentativas não completas.

Mais informações: http://www.himalayandatabase.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.