Himalaia: Saiba quais são os mais famosos trekkings no Nepal

O Himalaia é um dos mais atrativos e desafiadores destinos para quem busca aventura nas montanhas, como trekking no Nepal. Para te ajudar a escolher o melhor roteiro, trouxemos hoje os trajetos mais populares da região, além de alguns motivos para mergulhar de cabeça nesta experiência única. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Conheça 5 motivos para se aventurar no Himalaia

Enquanto para alguns montanhistas o Himalaia é um destino clichê, para outros pode ser um objetivo a ser conquistado. Independente de qual seja sua posição, hoje vamos te mostrar por que se aventurar pela maior cordilheira do mundo é a oportunidade perfeita de vivenciar experiências únicas. Confira.

Foto: Edson Vandeira

As montanhas mais altas do mundo

Os 15 picos mais altos do mundo pertencem à cordilheira do Himalaia. E como se não bastasse, sua grandiosidade não se resume apenas à altitude, visto que ela se estende por 5 países diferentes.

Dentre eles podemos encontrar o Nepal, que divide o gigantesco Everest com Tibete (China), além da Índia, Butão e Paquistão.

Monte Everest

Já que entramos no assunto, nada mais justo do que mencionar o monte Everest, e seus majestosos 8.800 metros de altitude, como um dos motivos para se aventurar no Himalaia.

Apesar de ser um grande desafio, até mesmo para os alpinistas mais experientes, explorar a região é algo que encanta e atrai milhares de turistas, montanhistas e entusiastas todos os anos.

Imersão cultural

Conhecer a cultura presente na região do Himalaia é algo que não pode faltar para quem visita a cordilheira. Como sua formação geológica ultrapassa alguns países, esta é a oportunidade perfeita para imergir em novos costumes.

O Nepal por exemplo, além de respirar o montanhismo, possui templos religiosos e um povo formado por diversas etnias.

Natureza e paisagens

Este certamente é um dos pontos fortes do Himalaia. Apesar das gigantescas montanhas brancas serem irresistíveis ao olhar, existem inúmeros outros pontos que transformam e complementam o cenário da cordilheira.

Imensas geleiras alimentam importantes rios da região, enquanto a vegetação se mostra humilde mas cheia de vida.

Inúmeras opções para se aventurar

Apesar de ser sinônimo de alpinismo, o Himalaia conta hoje com inúmeras opções de atividades para quem deseja se aventurar entre os montes.

Muitos turistas fotógrafos gostam de explorar sua criatividade no local, enquanto os aventureiros podem mergulhar de cabeça entre os trekkings disponíveis.


Os mais famosos e empolgantes trekkings no Nepal

Falando nisso, você já fez um trekking no Nepal? Se sim, sabe que esta é uma experiência digna de ser vivenciada e guardada na memória.

Mas se a sua resposta foi não, trouxemos uma lista com 5 roteiros de trekking diferentes para entrar de cabeça nesta aventura. Acompanhe.

Foto: Edson Vandeira

Campo base do Everest

O primeiro da lista é nada mais nada menos do que um trekking até o campo base do monte mais alto do mundo. O ponto final do trajeto fica localizado à 5.340 acima do nível do mar, e exige uma lenta e extensa caminhada de 7 horas por dia.

Mas uma coisa podemos garantir: cada segundo de caminhada é recompensado quando se chega ao final do percurso. Se quiser saber mais sobre essa aventura, a OneLapse possui uma a expedição bem legal, confira aqui o roteiro completo e demais outras informações.

Campo base do Annapurna

Este trekking no Nepal é um dos mais procurados pelos turistas que desejam se aventurar pela cordilheira do Himalaia.

O monte Annapurna, com seus 8.091 metros de altitude, é a décima montanha mais alta do mundo. O trajeto tem início na cidade de Pokhara e seu ponto final fica localizado a cerca dos 4.000 metros.

Upper Mustang

O Upper Mustang é um trekking no Himalaia não muito turístico, e seu circuito completo tem duração de 18 dias. Apesar desta aventura exigir alguns tipos de autorizações, as surpresas que o trajeto proporciona aos aventureiros são de cair o queixo.

Além do mais, o local pode agregar muito à sua bagagem de conhecimento histórico.

Makalu

Nesta aventura pelo 5º monte mais alto do planeta é preciso contar com 16 dias de muita caminhada e disposição. Diferente de outros trajetos, em Makalu é necessário deixar de lado as tranquilas noites em hotéis para se aventurar nas barracas dos acampamentos.

Isso mesmo, neste caso é preciso um pouco mais de planejamento e bagagem, como acessórios e sacos de dormir.

Langtang

Langtang é outro trekking no Himalaia que fica fora da rota turística convencional da região, sendo assim um ótimo atrativo para muitos montanhistas e aventureiros de plantão.

Diferente de outros trajetos, sua duração tende a ser um pouco menor, levando entre 5 a 8 dias, e podendo ultrapassar os 4 mil metros de altura.

Foto: Edson Vandeira

Apesar de ser já ser muito conhecida e explorada, a cordilheira do Himalaia guarda em si uma infinidade de surpresas e aventuras. Mesmo contando com inúmeras atividades e trajetos diferentes, uma experiência no Nepal jamais será igual a outra.

Este post foi escrito pela equipe de redação da OneLapse Expedições Fotográficas.

Foto no topo: Edson Vandeira

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.