O brasileiro Arthur Teixeira verificou que grande parte dos guias de escalada circulavam aleatoriamente na internet, compartilhado pelos próprios escaladores. Muitos deles apenas via whatsapp. Foi aí que pensou: por que não colocá-los em um único repositório cada guia de escalada, contando com a colaboração de todos? Assim quem estiver planejando visitar uma determinada área poderá chegar preparado ao local.
A partir desta ideia é que criou um repositório colaborativo (qualquer pessoa pode incluir arquivos) com grande parte dos guias de escaladas, muitos deles já circulavam pelas conversas aleatórias de escaladores. Atualmente o repositório conta com aproximadamente 100 arquivos e foram coletados nos grupos do whatsapp que participa e de pessoas que enviaram a ele. Teixeira afirma que o objetivo do compartilhamento é facilitar o acesso aos locais de escalada.
Quando perguntado pelos motivos Arthur afirma que sempre que chegava a um local, tinha dificuldade de conhecer vias e encontrar o guia de escalada. A tarefa de sair pedindo para os escaladores locais era incômoda, por isso resolveu unificar o acesso para facilitar a difusão da informação. Desde setembro do ano passado o repositório está disponível a todos.
O acesso é relativamente simples: basta acessar o link (que não é encontrado pelo Google ou outro buscador) e qualquer pessoa com acesso à internet pode visualizar os arquivos. Não é necessário login e é possível fazer download (não há limites de quantidade) do arquivo para o celular ou computador. Caso o internauta não queira, é possível ser visualizado on-line somente.
No repositório há guia de escalada de locais como Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. A lista é extensa, mas lugares tradicionais de escalada como:
- São Bento do Sapucaí-SP
- Salesópolis-SP
- Pindamonhangaba-SP
- Franca-SP
- Bragança Paulista-SP
- Pedralva-MG
- Montes Claros-MG
- Januária-MG
- Itajubá-MG
- Fidalgo-MG
- Arcos-MG
- Ibicoara-MG
- Quixadá-CE
Recentemente Arthur Teixeira criou duas planilhas para informar onde comprar guias de escaladas impressos e onde hospedar-se nos principais locais de escalada do Brasil. O escalador lembra que qualquer pessoa que acessar o link pode fazer o upload de um guia que não estiver disponível.
Para acessar: https://drive.google.com