Guia de aluguel de carros (e motorhomes) para viagens de mochilão

Viagens de mochilão possuem vários estilos: carona, trem, road trip, trekking de longa distância, etc. O mais importante é, parafraseando o cineasta brasileiro Glauber Rocha, é ter uma mochila nas costas e uma ideia na cabeça. A frase de Glauber Rocha era “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, mas você entendeu a filosofia.

Muitos não sabem, mas alugar um carro, ou um motorhome, faz parte da filosofia de viagens de mochilão. Duvida? Imagine-se viajando milhares de quilômetros pegando ônibus ou pedindo carona, na traseira de caminhões, de ônibus e depois de longas caminhadas seguramente chegará a uma pergunta que vai ressoar na sua cabeça: “Que bom teria sido ter um carro”.

Existem milhares de lugares maravilhosos para descobrir que não são facilmente alcançáveis ​​a pé, montanhas onde não precisam depender de ônibus, pôr do sol para contemplar sem o estresse da saída do ônibus. m resumo: viajar de mochilão, mas com maior independência.

Para isso, a conclusão de que o aluguel de automóveis chega a ser uma excelente opção para otimizar trechos de sua viagem, economizar dinheiro, melhorar experiências e até economizar em hospedagem. Ao alugar um veículo, você tem muito mais autonomia durante a viagem e liberdade de fazer o seu próprio itinerário.

Entre os motivos para alugar um carro, ou motorhome, o (a) mochileiro (a) verá que a experiência de viagem evidenciará as seguintes vantagens:

  • Ritmo: O (a) mochileiro (a) cria a independência dos horários de ônibus e outros transportes e passa a assumir o controle de sua viagem.
  • Preço: Existem locais onde a soma das passagens acaba sendo maior do que custaria uma viagem de carro e, dependendo do motorhome, sai mais barato ainda pois é abatido o preço da hospedagem.
  • Segurança: Para locais perigosos o (a) mochileiro (a) terá sua bagagem em um espaço privativo e seguro. Especialmente a considerar se está carregando artefatos valiosos, como aparelhos eletrônicos ou de escalada e estará menos exposto a pessoas desconhecidas que pegam ônibus e terminais.
  • Conforto: Ligar o ar condicionado em dias quentes, colocar música, ir ao banheiro quando quiser ou parar para assistir o pôr do sol ou ouvir a praia, parar para beber algo e tirar algumas fotos.

O que é necessário para aluguel de carros

Para a sua segurança, e para a empresa também, existe uma certa burocracia. Sim, não é somente chegar com uma montanha de dinheiro, ou mesmo simplesmente possuir um cartão de crédito. Necessário, além do que foi citado, possuir requisitos básicos para alugar um carro.

  • Carteira de motorista: Investigue qual é a categoria de sua carteira de motorista ou briefing. Existem países que têm acordos para os turistas dirigirem com a licença do seu próprio país, enquanto em outros casos é necessário uma licença internacional. Possuir uma licença válida para dirigir emitida por uma autoridade reconhecida é MANDATÓRIO.
  • Documento de identificação: Muitos países não alugam para maiores de 18 anos apesar de serem maiores de idade, mas preferem começar aos 21, 24 ou 25 anos para limitar a responsabilidade de sua clientela.
  • Seguro: Alguns cartões de crédito podem oferecer um seguro válido para alugar carros, verifique no seu banco. Caso contrário, a mesma empresa pode fornecer-lhe o seguro de cobertura automóvel necessário para conduzir.
  • Cartão de crédito: As agências de aluguel de automóveis geralmente exigem esse tipo de pagamento para poder bloquear e garantir certas partes obrigatórias do pagamento.

além disso, é essencial que o (a) mochileiro (a) se saiba se preparar para uma viagem que irá alugar um carro ou um motorhome.

  • Planejar com antecedência
  • Reserve acomodação com antecedência
  • Traga seu seguro médico de viagem
  • Verifique o tempo
  • Sempre entregue com o tanque cheio
  • Familiarize-se com o carro o mais rápido possível, lendo o manual e aprendendo a ligar os faróis e acessórios.
  • Considere desvios e contratempos.
  • Acompanhe as regras de direção.

Onde fazer mochilão e Road Trip?

aluguel de carros

Photo by Fabian on Unsplash

Para o (a) mochileiro (a) que está pensando em alugar um carro, abaixo estão alguns lugares famosos por suas paisagens e experiências incríveis para motorhomes e automóveis. Antes que alguém pergunte, não é coincidência que a sobrevalorizada estrada oute , nos EUA, não foi citada. Há em todo mundo locais e roteiros mais bem conservados e mais interessantes (para saber mais, leia nosso artigo sobre essa estrada nesse link).

Quer você vá acampar, andar de moto, bicicleta ou pegar carona, estes caminhos têm oportunidades incríveis de apreciar o verdadeiro sentido de estar com o pé na estrada, coloque no seu radar os itinerários abaixo:

Aplicativos recomendados para viajar de carro

Seja para facilitar o deslocamento de um ponto ao outro, descobrir como chegar a uma determinada atração ou mesmo para fazer um planejamento de lugares para visitar, um bom aplicativo de mapas faz toda a diferença.

Atualmente, o GPS pode ser facilmente acessado através de aplicativos para smartphones de forma gratuita. Há aplicativos para auxiliar motoristas, ciclistas e pedestres das mais diversas formas.

  • Google Maps
  • Here WeGo
  • Sygic
  • TomTom GO
  • Waze
  • Maps.me
  • ViaMichelin

Onde posso alugar um motorhome?

Foto: Rosa Agudo Villa

Alugar carros é relativamente fácil, ainda mais se está viajando para algum lugar de avião. Isso porque em qualquer aeroporto do mundo, as empresas de aluguel de carros estão lá quase na porte de desembarque.

A revista Travel+Leisure divulgou o resultado do Prêmio 2020 das melhores locadoras. A pesquisa para o prêmio de melhores do mundo deste ano foi encerrada em 2 de março, pouco antes do início das restrições impostas para controlar a pandemia de COVID-19.

Mas existe um Airbnb só para carros? Sim, existe pode ser a própria Airbnb, mas também a Turo. O aluguel de carros em Turo é uma maneira fácil de alugar um carro de um proprietário local (incluindo motorhome). O site da Turo e o aplicativo para smartphone permitem que você selecione o tipo de carro, datas, recursos e comodidades.

Existe um serviço de Airbnb somente para motorhome? Sim e, pasmem, existem DUAS empresas que oferecem este tipo de serviço: Outdoorsy e Trailer Made. Através delas pode-se alugar um motorhome desde o bem simples (como os dirtbags costumam fazer) até os luxuosos Airstream.

Os dois aplicativos se assemelham, com algumas diferenças pontuais. A Trailer Made permite a conexão com descontos a vários campings que recebem motorhome, já a Outdoorsy acredita mais na conexão cósmica que as pessoas adeptas do universo outdoor possuem.

Como vantagem a Outdoorsy permite entrar em contato com pessoas que realmente praticam esportes outdoor e podem, hipoteticamente, emprestar a você algum equipamento também.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.