Guia básico para escolher palmilhas esportivas

Palmilhas esportivas em uma atividade ajudam a levar uma vida saudável. Caminhar ou correr pela cidade é uma excelente opção para se manter ativo e em forma, mas também exige muito do nosso corpo.

Por isso, veja algumas dicas de palmilhas que ajudarão a prevenir lesões e doenças musculares.

Tipos de palmilhas esportivas

Os modelos esportivos são divididos em dois grandes grupos: modelos personalizados e modelos padrão ou pré-fabricados. No primeiro caso, é sobre um estudo exaustivo da morfologia do pé e pegada de cada pessoa. Um especialista como podólogo, fisioterapeuta ou traumatologista costuma prescrever o modelo.

No segundo grupo, os modelos ajudam a melhorar o conforto ao correr ou caminhar. Embora seu ajuste não alcance a ergonomia das palmilhas personalizadas, seu preço é mais acessível e até por isso são uma opção cada vez mais utilizada por atletas amadores.

Bom lembrar que cada esporte apresenta diferentes desafios para os pés. Dessa forma, o volume é um dos principais fatores a ter em conta na escolha de palmilhas esportivas.

Em síntese, palmilhas de alto volume são indicadas para calçados como botas de esqui ou montanha. As de baixo volume para sapatos de skate ou ciclismo. A título de informação, palmilhas de volume médio têm uma utilização muito ampla, adaptando-se tanto a calçado de uso diário como a calçado de corrida.

Seja qual for o esporte, as palmilhas devem atender a alguns requisitos básicos. Geralmente, o seu design e materiais devem conseguir resistir a uma utilização intensiva, mantendo-se em perfeitas condições.

Como cuidar das palmilhas esportivas?

Por fim, para mantê-las em perfeitas condições, areje-as com frequência para remover qualquer umidade presa. Muitas podem ser lavadas na máquina, mas você também pode limpá-las com um detergente neutro ou simplesmente passar um pano úmido.

Além disso, é aconselhável conferir com frequência para saber o momento de trocar, por exemplo. Em suma, palmilhas de qualidade têm vida útil mínima de um ano.

Foto destaque: Clem Onojeghuo /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.