Fontes fidedignas (Fábio Sato, o rei das máquinas de malha) me deixou um recado que, com certeza, vai deixar muita gente no “tititi”.
O escalador Dioni (se eu errei o nome dele, me corrijam) encadenou aquele que seria o SEGUNDO DÉCIMO PRIMEIRO GRAU do país localizado na região sul do Brasil.
O forte escalador gaucho, assim como Vinicios Todero o qual já tinha encadenado um outro projeto de longa data chamado “Disciplina Não ter, jedi nunca será“, classificado como 11a, e segue “esperando” todo e qualquer escalador que queira averiguar o fato ir lá e escala-la, encademou mais um 11a no sul do país.
Se a desculpa era ir ao sul do Brasil “somente” para escalar um 11a, então há mais um para o seu deleite.
A via “Retorno de Jedi” é a segunda via classificada pelo escalador com este grau, esperando visitas de escaladores que possam confirmar o grau.
Um outro escalador gaúcho Thiago Bahlen foi dos primeiros escaladores do Brasil a encadenar um grau entre 10c e 11a, quando, no Valle Encantado, na Argentina, encadenou uma das vias mais difíceis da Região: “Directa Challenger” classificada ainda como um 10c/11a.
Para os corneteiros de plantão foi confirmada verbalmente a mim pelo escalador Patxi Usobiaga no próprio Valle Encantado em 2009 que o grau estava por entre estes dois patamares.
Parabéns ao escalador Dioni, e à comunidade gaucha de escalada por possuir dentre o acervo de vias da região dois 11a (até que se prove o contrário).
O post foi alterado pois continham informações equivocadas sobre o feito. Foi o escalador Dioni que executou a cadena “First Ascent” e não o escalador Vini como noticiado mais cedo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Boa tarde!Acabei de olhar que vc fez algumas alterações na notícia sobre a cadena da via "Retorno de Jedi" porém, ainda restam alguns equívocos.Somente o escalador Vini Todero encadenou a "Disciplina Não ter, jedi nunca será".E o nome correto de quem lhe passou a notícia é "Fábio Sato".Parabéns pelo blog!Abraço
Buenas!Na verdade foi o Dioni que mandou o FA do projeto, o Vini ainda está malhando e pelo jeito não demora muito a encadenar!Abraços e boas escaladas
Pelo que vi no site http://www.8a.nu/ o escalador Dioni também encadenou essa via, será que os dois encadenaram?