Grandes nomes do esporte: Chris Sharma

Quem por algum dia se interessou por escalada esportiva nos anos 1990 e 2000, sabe quem é Chris Sharma. O escalador norte-americano foi quem mais monopolizou a ainda imberbe mídia outdoor dos EUA e da Europa, inovando com calendário de filmes, escaladas e, principalmente, inaugurando novos parâmetros de dificuldade.

O hoje quarentão californiano influencia até hoje em conversas sobre escalada esportiva (sobretudo para quem tem mais de 30 anos) e tornou-se um exemplo de como a escalada pode tornar-se uma modalidade esportiva a se explorar com marketing e planejamento.

No auge de sua forma física, Sharma encadenou o primeiro 9a+ francês (12a brasileiro), o primeiro 9b francês (12b brasileiro) e o segundo 9b+francês (12c brasileiro) da história. O norte-americano foi também o primeiro a fazer questão de vincular sua performance na escalada à prática de Yoga (a qual é extremamente popular nos EUA até os dias de hoje), o que influenciou toda uma geração de escaladores que seguiram seus conselhos.

Juventude de Chris Sharma

O indiano Baba Hari Dass era um mestre de ioga, um monge silencioso e um comentarista da tradição escriturística indiana de Dharma e Moksha. Dass foi um autor, dramaturgo, professor de artes marciais, escultor e construtor de templos.

No ano de 1971 migrou da Índia para os EUA e seus ensinamentos inspiraram a criação de vários centros de ioga e programas de retiro em Santa Cruz (Califórnia) e Toronto (Canadá). Baba Hari Dass foi um dos primeiros defensores do Ayurveda nos EUA, um antigo sistema indiano de saúde e cura.

Em um destes centros de yoga, que praticava essencialmente o hatha yoga, Gita Jahn e Bob Sharma tornaram-se praticantes e devotos de Baba Hari Dass. Quando ambos se casaram adotaram o sobrenome Sharma.

A cidade de Santa Cruz, no estado norte-americano da Califórnia, é conhecida pela cultura do surfe e do skate, sendo um dos melhores destinos dos EUA para surfar e participar de campeonatos de skate. Foi nessa atmosfera que Gita e Bob tiveram seu filho: Chris Omprakash Sharma.

Nascido em 23 de abril de 1981 (portanto está próximo de fazer 40 anos na publicação deste artigo), Chris Sharma cresceu em uma pequena cidade de 60 mil habitantes a aproximadamente de 120 km ao sul de San Francisco. Com um clima agradável, florestas de sequoias nas Santa Cruz Mountains e praias, a cidade é muito procurada por turistas.

Por ser uma criança muito ativa, que sempre estava subindo em árvores e ‘tocando o terror’ em casa, sua mãe decidiu levá-lo para um dia de escalada na academia Pacific Edge Climbing Gym. O motivo da visita foi uma festa infantil e aos 12 anos de idade o pequeno Chris conheceu a escalada.

A força e desenvoltura de Sharma encantou os monitores que foram falar com sua mãe para que fizesse aquela criança treinar mais seriamente na academia. Era 1993 e a escalada esportiva estava passando por um processo de ‘descoberta’ da mídia, com escaladores começando a tornarem-se atletas profissionais.

A já fechada Bugaboo Mountain Shop deu a ele sua primeira cadeirinha, e Tom Davis, o proprietário da Pacific Edge, organizou uma arrecadação de fundos para enviá-lo à sua primeira competição Junior Nationals em 1994.

Assim, Chris Sharma começou a treinar para competições. Dois anos depois, em 1995, aos 14 anos de idade, venceu o Bouldering Nationals, o campeonato nacional de boulder norte-americano da época. Foi quando seu nome começou a surgir como potencial grande ídolo.

Punição por doping

Chris Sharma começou a competir profissionalmente, conseguindo o primeiro lugar em UIAA World Cup de 1997 em Kranj (Eslovênia), X Games (boulder) de 1999 nos EUA, Wasatch Open Bouldering de 2000 e a Copa do Mundo de Boulder de Munique em 2001.

Justamente nessa competição em Munique que Sharma foi pego no exame antidoping por teste positivo para THC (principal substância psicoativa encontrada na maconha). Houve muita revolta da comunidade de escalada, sobretudo a norte-americana, que protestou sobre a decisão.

A organização da competição, à época a UIAA, não tomou conhecimento e aplicou as regras (as quais todos atletas assinam estar cientes) e removeu o título de Chris Sharma. Assim, o escalador norte-americano se retirou das competições de escalada e se recusou a comentar o caso novamente.

Mesmo hoje, há 20 anos depois, é raro encontrar sequer a notícia de sua desqualificação, seja do atleta ou de seus patrocinadores à época. Desde sua punição, as competições começaram a serem administradas pela IFSC, mas teores de THC continuam proibidas pela Agência Mundial Antidoping.

A escalada em rocha

Chris Sharma

O maior legado de Chris Sharma para a escalada é, sem dúvida, sua performance na escalada em rocha. aos 15 anos, enquanto ainda se dedicava a competições, encadenou a via de escalada esportiva mais difícil dos EUA até então: ‘Necessary Evil’, graduada em 5.14c norte-americano (11b brasileiro).

Um ano antes de sua desclassificação por doping na Europa, Chris se mudou para Bishop, no estado norte-americano da Califórnia, e começou a se dedicar a praticar boulder intensivamente. No mesmo ano, em 2000, Sharma encadenou a linha de boulder ‘The Mandala ‘, que foi classificada com dificuldade V14 à época (atualmente a linha é considerada de dificuldade V12).

No ano de 2001, o escalador norte-americano encadenou sua conquista mais icônica até então: a via ‘Biographie’, na França. Como descrito no artigo sobre a polêmica que foi criada pelo ‘rebatismo’ da via como ‘Realization’, ignorando a tradição francesa que conquistadores e não escaladores batizam as vias.

A primeira ascensão da via foi amplamente considerada como o primeiro consenso 9a+ francês (12a brasileiro) no mundo. Desde então, estabeleceu ou completou muitas vias de igual dificuldade, ou superiores a 9a+ francês (12a brasileiro).

Chris Sharma

No ano de 2007 Chris Sharma se mudou para a cidade espanhola de Lleida, para ficar próximo das falésias de calcário próximas de Oliana. Na região, o escalador desenvolveu várias vias de 9a francês (11c brasileiro) e 9a+ francês (12a brasileiro) ao longo dos cinco anos seguintes.

Anos mais tarde, em 2008, Chris Sharma inaugurou outra graduação: 5.15b norte-americano (12b brasileiro) com a via ‘Jumbo Love’, nos EUA.

Já estabelecido em Lleida, no ano de 2013, Sharma passou um tempo considerável tentando via via ‘La Dura Dura’, uma escalada descreveu como “terrivelmente” difícil. Na época, um outro grande talento despontava como sendo o ‘melhor escalador do mundo’: Adam Ondra.

Foi justamente Adam Ondra que encadenou seu projeto ‘La Dura Dura’. Sharma, algumas semanas depois encadenou o projeto.

Chris Sharma empresário

Chris Sharma

Com 32 anos, e já pensando na aposentadoria, Chris Sharma virou suas atenções para se tornar empresário. Em 2013, o escalador abriu sua própria academia Sender One Climbing, localizada em Santa Ana, Califórnia.

Em agosto de 2015 casou-se com a modelo Jimena Alarcón. Depois de viver vários anos em Oliana, mudou-se para Barcelona onde abriu uma nova academia chamada Sharma Climbing BCN.

No ano de 2019, Chris Sharma anunciou que iria abrir a maior academia de escalada da Europa em Madrid.

Chris Sharma

Chris Sharma

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.