Grande incêndio florestal atinge encostas do Kilimanjaro

Um grande incêndio florestal envolveu as encostas do Kilimanjaro (5.895 m), desde domingo. De acordo com um comunicado para a imprensa, cerca de 500 voluntários trabalham no combate ao fogo. Um comunicado dos Parques Nacionais da Tanzânia (TANAPA) disse na terça-feira que os voluntários conseguiram limitar a propagação do fogo.

O incêndio começou na área de Whona, um centro de descanso para escaladores e fica entre as cabanas Mandara e Horombo na linha de subida mais popular de Kili, conhecida como rota de Marangu ou, mais comumente, rota da Coca-Cola.

De acordo com a Voice of America (VOA), o fogo começou acidentalmente quando carregadores que atendiam a um grupo de escalada acendeu um fogo para cozinhar. Foi então que o fogo se espalhou para a grama e arbustos próximos que estavam secos.

Apesar da pandemia de COVID-19, a Tanzânia está aberta aos turistas e alguns grupos internacionais conseguiram desfrutar da região. Considera-se que foi uma sorte considerável que a montanha estivesse quase deserta quando o incêndio começou, já que nenhuma vítima foi anunciada.

O Escritório de Parques Nacionais da Tanzânia disse que estava “tomando todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos visitantes”. O instituto não deu detalhes sobre quais rotas ou acampamentos estão fechados para escaladores.

Bombeiros da Tanzânia, residentes na área, estudantes universitários e voluntários uniram forças para combater o incêndio. O estado atual do incêndio não é claro, embora os ventos tenham diminuído na segunda-feira, melhorando as perspectivas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.