Grand Canyon irá regulamentar e monitorar a prática de escalada no local

O Parque Nacional do Grand Canyon é um dos primeiros parques nacionais dos Estados Unidos e está localizado no Arizona, sendo considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente.

Esta visitação maciça gera receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

O arenito do parque atrai também vários escaladores, que vão ao local à procura de vias icônicas como “Zoroaster Temple” (considerada a rainha das vias técnicas dos EUA) e “Mount Hayden”.

Porém o acesso a estas vias, assim como outras localizadas dentro do perímetro do Parque Nacional do Grand Canyon, estarão sendo monitoradas por serem consideradas “ambiente de interesse de vida selvagem” (proposed Wilderness).

Foto: http://grandcanyonhistory.clas.asu.edu/

Foto: http://grandcanyonhistory.clas.asu.edu/

De acordo com a nova regulamentação de parques nacionais americanos (regida pelo Environmental Impact Statement), que regulamenta o uso de ancoragem fixas, uso diurno e permissões de pernoites, impacto e desenvolvimento de escalada estipulou que o esporte irá necessitar de uma regra especial para o local.

A entidade representativa dos escaladores americanos, Access Fund, faz parte do conselho que irá discutir estas novas regras para monitorar e regulamentar a escalada.

As regras de conduta da prática da escalada ainda estão em desenvolvimento, e em status de rascunho.

O documento governamental oficial com as novas regras será concluído até início de fevereiro próximo.

Para saber mais acesse: https://www.accessfund.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.