Grafeno: Veja como este material irá revolucionar o trekking

De tempos em tempos a indústria outdoor é abalada por uma novidade quando se trata de materiais. Não faz muito tempo, o Gore-Tex foi uma destas novidades. Os solados de borracha que não escorregam na neve e gelo também.

Fosse possível apostar em qual material irá revolucionar os esportes de montanha, meu palpite seria o grafeno. Esse material pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício. Na prática, é o material mais forte, mais leve e mais fino (espessura de um átomo) que existe.

O que é grafeno?

Descoberto em 2004, o grafeno tem mais de uma década. Por muito tempo suas aplicações ficaram restritas apenas em laboratório. Tecnicamente falando, o grafeno é uma estrutura hexagonal em um plano atômico 2D singular de um material comumente encontrado: Grafite – o material que você encontra em lápis.

O grafeno possui algumas propriedades realmente únicas, incluindo excelente condutividade térmica e elétrica, também sendo elástico, possui alta resistência e de baixo peso. O material é aclamado como o “mais fino, leve e mais forte” a ser produzido e o mais forte já testado.

Uma rede de grafeno de 1 metro quadrado suportaria um peso de um gato de 4 kg. Entretanto, a rede pesaria apenas o tamanho de um dos bigodes do mesmo gato. A declaração foi feita em um artigo da revista Science em 2008.

Resumindo, o grafeno é 200 vezes mais forte do que o aço e com grande elasticidade, se esticando até 25% a mais do seu comprimento. Embora muitas das aplicações e promessas do grafeno permaneçam como teorias, algumas destas teorias começam a se concretizar. o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como caminhamos.

Roupas, armações e mochilas

Os materiais reforçados com grafeno têm o potencial de aliviar seriamente a carga de nossas embalagens. Para de ter uma ideia, o material já está sendo usado no campo aeronáutico para criar aeronaves mais leves e mais fortes.

Na indústria, já estão sendo produzidos capacetes, raquetes de tênis, equipamentos de lacrosse , esquis e muito mais com a nova tecnologia. O resultado, segundo os fabricantes divulgam, é um grande volume de equipamentos de maior qualidade.

No trekking, as mochilas com armações internas podem se tornar mais fortes e mais leves, reduzindo o peso próprio da mochila, proporcionando um conforto sem precedentes. Além disso, os tecidos de roupas e mochilas também podem utilizar um material reforçado com grafeno para maior resistência, impermeabilidade e durabilidade.

Da mesma maneira que as mochilas, haverá uma avalanche destes equipamentos mais leves e resistentes que as opções atuais. Os bastões de trekking também podem ser construídos a partir de um material composto de grafeno para melhorar sua resistência e reduzir falhas comuns com a construção que utiliza a fibra de carbono.

Como toda novidade, uma jaqueta de grafeno custa mais caro que o normal. Um modelo, comercializado pela Vollebak, custa US$ 695. A marca inov-8 também lançou tênis com solado feito do material. No caso da jaqueta, o material possibilita que os usuários possam abandonar as camadas base ou média para permitir que o grafeno conduza o máximo de calor.

Isso porque uma jaqueta de grafeno conduz calor das partes mais quentes do corpo e o transfere para áreas mais frias (braços e mãos).

Baterias de grafeno

A grande revolução do trekking na última década foi, sem dúvida, o uso mais intensivo de equipamentos eletrônicos. Aparelhos de GPS, smpartphones, headlamps inteligentes, localizadores satelitais, etc. Todos estes equipamentos são muito úteis, mas possuem um calcanhar de Aquiles.

Todo equipamento eletrônico, especialmente quando possui tela muito grande ou é para fins de luminosidade, possui como debilidade a durabilidade e o custo de suas baterias. Há alguns anos que estes aparelhos eletrônicos utilizam bateria de lítio, considerada a mais moderna e durável do mercado.

Baterias feitas com grafeno, tem como ponto principal de vantagem a economia de espaço físico na estrutura do aparelho eletrônicos, permitindo até mesmo aparelhos flexíveis. Além disso, a bateria de grafeno pode ter carga até 45% maior do que as atuais baterias de lítio. Aliado a esta vantagem, que provê maior autonomia do aparelho eletrônico, baterias de grafeno possuem o menor tempo de carregamento.

Portanto, aparelhos eletrônicos com menor tempo de carregamento potencializam os carregadores solares. Este tipo de possibilidade ampliaria o uso de eletrônicos em um trekking de longa distância, por exemplo.

Para que se saiba do tamanho da vantagem de um eletrônico com bateria de grafeno: para carregar os 4.800 mAh (carga necessária para um smartphone) em menos de 15 minutos. Em um aparelho moderno, esse tempo não é suficiente para alcançar nem 20% de sua carga.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.