Governo manda, e Republica Tcheca revê uso de magnésio

No dia 29 de março do ano passado a União Tcheca de Montanhismo realizou uma assembléia sobre a proibição do uso do magnésio nas paredes de arenito do país.

A decisão foi a de que o magnésio deveria ser abolido das escaladas em arenito.

Contudo, uma nova assembléia foi realizada no último dia 21 de março de 2009 e, para surpresa de todos, a grande maioria optou pela liberação do pó branco na escalada.

Com um lobby fortemente armado pelos escaladores esportivos do país, e contando com a presença maciça destes, a votação foi um verdadeiro assombro: 2.034 votos a favor da liberação, 586 contra e apenas 169 associados não participaram da assembléia.

Números surpreendentes quando comparados com os pouco mais de 1000 votos na assembléia realizada em 2008.Além disso, outro fato que possivelmente tenha influenciado a mudança de postura dos escaladores é a presença do novo presidente da entidade, Zenek Hruby, na comissão que apóia a liberação do seu uso.

Jiri Sika, um dos editores do site czechclimbing.com, comentou que “tudo isso é uma história muito interessante e mais ampla.

Somos tradicionalistas e temo que os novos escaladores percam este tradicionalismo e passem a exagerar no uso do magnésio.

Só espero que agora haja menos conflitos sobre este tema e que os estrangeiros voltem à freqüentar os locais de escalada da República Tcheca”, falou se referindo as constantes dificuldades que os escaladores possuíam devido a proibição do uso e ao medo da lei Tcheca.

Jiri Sika lembrou ainda que para escalar na República Tcheca, de acordo com a lei, é necessário pertencer a um clube que seja filiado à UIAA.

Fonte : http://www.ukclimbing.com/news/item.php?id=46787

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.