Governo de Mendoza estuda abrir Parque Aconcagua no inverno

A Direção de Recursos Naturais Renováveis da província de Mendoza, a qual tem a responsabilidade de administrar o Parque Aconcágua (no qual se encontra a montanha mais alta das Américas), estuda a possibilidade de abrir o parque durante o próximo inverno para atividades privadas e recreativas. A informação foi vinculada pela Revista Cumbres da Argentina e confirmada pela Revista Blog de Escalada.

Atualmente durante o inverno, somente são oferecidos serviços para subir o Monte Aconcágua (6.962 m), mas a administração do parque não possui planos para outro tipo de atividade. A atividade invernal é considerada desde 1º de Maio a 31 de Outubro, para Quebrada de Horcones.

Dentre as atividades que poderiam ser liberadas durante o inverno no Parque Aconcágua, uma delas é o cross country de esqui, caminhada com raquetes, entre outras. A intenção de abrir o parque durante o inverno possui uma justificativa: as estatísticas da temporada de montanhismo mostraram um crescimento da atividade de trekking. Tanto o trekking curto, que dura apenas um dia, como o longo, que dura três dias. A atividade cresceu a um volume que supera o número de pessoas que tentam subir o Aconcágua.

A possibilidade de abrir no inverno permitiria o desenvolvimento de novas atividades e geração de novos empregos, uma antiga reclamação da comunidade de montanhistas da província de Mendoza. A iniciativa está no decreto da atual temporada.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.