Gorpcore: O que isso significa e por que virou tendência no TikTok?

Se você se deparou com algum TikTok de moda, pode ter visto o termo “Gorpcore” antes, mas o que isso significa? Gorpcore é um subgênero do movimento techwear composto por itens geralmente usados ​​por praticantes de trekking e entusiastas do esqui para ajudar a protegê-los do frio, vento e neve.

O nome vem da abreviação da mistura básica de trilhas para caminhadas, ou “Good Old Raisins and Peanuts” (GORP). “Gorp” é a mistura de grãos de trilha original sendo um lanche portátil cheio de nozes, sementes e frutas secas que a pessoa pode levar para a trilha (uma espécie de granola).

Em uma tradução mais literal, seria algo como “a boa e velha mistura de uva passa e grãos”. Um lanche básico para a atividade outdoor conhecido tanto por sua natureza rica em proteínas e gorduras quanto por sua bondade doce e salgada.

Uma referência de 1913, no Oxford English Dictionary (um dos mais conceituados dicionários da língua inglesa), define a palavra “gorp” como um verbo que significa “comer avidamente”,

O que é Techwear?

Você deve estar também se perguntando: Techwear? Techwear é nada mais que uma tendência de moda. Isso porque há uma grande demanda na indústria da moda para tornar as roupas mais democráticas para todos os corpos e gostos, e algumas empresas estão investindo no desenvolvimento destas soluções.

O estilo techwear nasceu no Japão e na Coreia do Sul como uma espécie de adaptação do streetwear. Techwear baseia-se essencialmente em roupas que possam ser confortáveis e utilitárias, fazendo com que a pessoa esteja preparada para qualquer variedade de condição que precise encarar, em praticamente qualquer tipo de ambiente.

Assim é o resumo da tendência techwear, que é a busca por desenvolver tecnologias que tornem as roupas mais práticas no dia a dia, através de tecidos mais técnicos com propriedades que proporcionam diversos benefícios como absorção de transpiração, movimentos anatômicos, conforto, resistência à água e à diversos tipos de climas.

O que é Gorpcore?

Muitas peças da moda Gorp, ou Gorpcore, são feitas com o material Gore-Tex. Como explicado amplamente em diversos artigos aqui na Revista Blog de Escalada, o Gore-Tex é um tecido repelente de água que também permite que o vapor de água seja liberado.

A tecnologia torna leve um tecido e é considerado perfeito para praticantes de trekking e atividades ao ar livre. O tecido é usado por muitas marcas como Adidas, Converse, The North Face, Patagonia e Arc’teryx.

Esta última, por exemplo, vive uma popularidade meteórica no TikTok, A popularidade meteórica do Arc’teryx se deve a dois fatores, sendo o primeiro o endosso de celebridades. Os músicos Lil Yachty, Frank Ocean e Travis Scott integraram a marca em seus próprios estilos pessoais, usando o Gorpcore completo ou usando itens como acessório.

O outro fator que tornou Arc’teryx um nome familiar entre os TikTokers preocupados com a moda é a tendência Arc’teryx on me. As pessoas que possuem jaquetas Arc’teryx ficam sob o chuveiro para mostrar as propriedades Gore-Tex . Os vídeos são muitas vezes acompanhados pela música do rapper britânico YT “Arc’teryx” (sim, existe uma música com o nome da marca) e a frase “look how it beads off” (olhe como ela funciona), embaixo do chuveiro.

Acredita-se que o primeiro vídeo desse tipo foi postado em maio do ano passado por Jason Allred, 28, gerente de controle de qualidade e fotógrafo de Salt Lake City. Ele havia acabado de comprar um modelo Arc’teryx Alpha AR de US$ 599 , que a marca anuncia como sendo à prova d’água, e queria testar as alegações técnicas da jaqueta. Então, ele gravou alguns clipes para enviar aos amigos.

Foi aí que alguns usuários gostaram da ideia e levaram ao TikTok.

A tendência atraiu certa irritação de alguns usuários do TikTok, pois os itens com GoreTex, em especial da marca canadense Arc’teryx, geralmente têm preços altos. A Gucci também colaborou recentemente em Gorpcore com a marca norte-americana The North Face para criar uma linha de itens, incluindo um par de botas de US$ 1.500.

Ironicamente, as marcas recomendam manter as botas fora do contato com a chuva, chegando a aconselhar que elas sejam imediatamente secas com uma toalha se entrarem em contato com a água, tornando-as completamente impraticáveis. Ou seja, não eram em nada para uso outdoor (o que vai em contra a filosofia da The North Face). Muitos TikTokers também satirizaram comicamente a tendência, replicando-a com itens ‘não Gore-Tex.

Mas a tendência vai durar? Muitos acreditam que sim, pois a Techwear veio para ficar, pois influenciadores e ícones da moda continuam a usar e criar novos itens Gorpcore. Outros aposta que o movimento Gorpcore verá uma enorme queda de popularidade nos próximos meses.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.