Apesar de muita gente torcer o nariz, os ginásios de escalada tem grande importância para que todo e qualquer escalador manter a forma. Todos gostariam de somente escalar na rocha, mas nem todo mundo tem uma falésia no quintal de casa.
É lá também que os iniciantes de locais distantes de grandes falésias e área de boulders têm seu primeiro contato.
Serve também para que haja uma interação social entre todos, e que se conheçam cada vez mais uns aos outros.
A revista americana “Urban Climber” fez uma reportagem especial sobre os “ginásios do futuro” que tem nos EUA (país de origem da revista) e quais são as novidades em aparelhos que possam melhorar o treinamento dos atletas.
A revista pode ser encontrada nas melhores revistarias do país.
Algumas partes das reportagens estão também disponíveis no site: http://www.urbanclimbermag.com/themag/currentissue/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.