Futebol é turismo? E o Montanhismo?

Antes que alguém possa pensar, não gosto de me envolver em política. Já vi muita coisa asquerosa ser feita em termos de política. Seja na escalada seja fora dela(Já vi até associação de escalada ser presidida por pessoas que nem escalavam).

Tenho verdadeira ojeriza por politiqueiros. Presenciei vários na escalada, e presencio vários na política em geral. Tudo isso deixa qualquer um com preguiça de participar.

Porém considero fundamental que toda e qualquer pessoa seja consciente do que acontece à sua volta. Escalador ou montanhista que fecha os olhos para a realidade, e apenas se preocupa com o próprio umbigo trabalha contra o esporte.

No blog do escalador Eliseu Frechou (verdadeira lenda viva do esporte no Brasil) há a preocupação com o que pode estar acontecendo com o esporte de escalada no Brasil. Por conta de uma fraca mobilização de escaladores (com exceção talvez a comunidade carioca) está se armando por politiqueiros (e seus laranjas espalhados pelas Federações do país) uma verdadeira machadada nas costas do esporte.

O que pode ser? Escalador ser classificado como turista, e nao como atleta.

Leia mais abaixo:

Nos últimos meses, vem sendo travada na Câmara dos Deputados e no Senado, uma batalha que vai definir se você, que pratica esportes de aventura ou radicais, é um esportista ou um turista.

E não é apenas a escalada e o montanhismo que estão correndo este perigo. São todos os esportes radicais e de aventura.

Com o apoio do Ministério do Turismo, empresários que operam atividades outdoor, criaram a ABETA – Associação Brasileira dos Empresários de Turismo de Aventura, que acredita poder dar diretrizes para nossas atividades, como se o ato de levar uma pessoa para escalar fosse como um passeio turístico. E receberam alguns milhões de reais do governo para nos enquadrar nos parâmetros que eles acham ser os corretos. Você concorda? Ao que você se considera mais próximo: de um jogador de futebol ou a uma pessoa em excursão com um grupo visitando a Serra Gaúcha? Um curso de escalada é turismo? Um grupo de jogadores de futebol é um grupo de turistas que vai praticar turismo em campos de futebol em outras cidades ou países? Alguém, por favor me diga em que livro de turismo estão mencionados os nós de segurança?

No mundo inteiro, quem homologa cursos, instrutores e guias de montanha são entidades desportistas. Para citar algumas, temos a AMGA (American Mountain Guides Association) e bem perto de nós, a Associación Argentina de Guias de Montaña.

Aqui no Brasil, na proporção que nos cabe, de país de terceiro mundo, sem uma tradição de esportes de montanha, nosso Montanhismo vem tentando se organizar da mesma forma. Desde 1919 temos clubes funcionando, formando guias e orientando quem ingressa no esporte. Conforme aconteceu no restante do mundo, muitos montanhistas se profissionalizaram e oferecem hoje serviços de instrução e acompanhamento. E nesse sentido, visando a organização profissional, o Rio de Janeiro criou a AGUIPERJ Associação de Guias Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, filiada à FEMERJ, que é filiada à CBME, que é filiada à UIAA (União Internacional de Associações de Alpinismo), órgão máximo do esporte.

Agora por intermédio de emendas num Projeto de lei que visa dar às entidades esportivas a tarefa de homologar os guias e instrutores de atividades como o montanhismo, escalada, vôo livre… mais uma vez, entidades de empresários e seus aliados tentam transformar o esporte em turismo, visando um monopólio desta atividade (sim, para praticar a escalada você terá que ter a certificação de algum órgão indicado por alguma associação de empresários). E pelo andar dos fatos, pasme, vão nos transformar em turistas.

Leia o restante em: http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.