Fundação Florestal abre consulta pública para ordenamento do turismo no Pico dos Marins

A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) abriu consulta pública para apreciação, propostas e sugestões para elaboração de um plano de ordenamento turístico. O plano, segundo a Fundação Florestal, contemplará visitantes recorrentes, monitoria ambiental e atividade comercial nas trilhas e atrativos do Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista (MONAMP).

O MONAMP, o terceiro monumento natural (MoNa) do estado de São Paulo. criado pelo decreto 65.457 foi publicado na edição de 6 de janeiro de 2021 do Diário Oficial, fica localizado em áreas totalizando 10,3 mil hectares (103 km²) nos municípios de Cruzeiro-SP (9.392 hectares) e Piquete-SP (979 hectares). O Pico dos Marins fica dentro do MONAMP.

As contribuições ajudarão no levantamento e identificação dos usuários e operadores já atuantes na região, além das rotas já utilizadas dentro da Unidade de Conservação. Dessa forma, é possível assegurar a transparência e garantir a participação social na construção de um projeto que contemple os desejos e necessidades dos visitantes.

Foto: Freddy Duclerc

A consulta pública está aberta a pessoas físicas ou jurídicas e as contribuições devem ser enviadas até as 18 horas do dia 28 fevereiro de 2022 por escrito, obedecendo ao formulário disponível em https://forms.gle.

Em paralelo à consulta pública, serão realizadas duas reuniões com monitores ambientais, guias autônomos, agências de turismo ecológico e associações locais para esclarecer dúvidas e trabalhar em propostas que apoiem a construção de um ordenamento turístico ambiental. Também estará presente o Corpo de Bombeiros.

  • A primeira: 16/2, 15:00 – Piquete-SP
  • A segunda: 19/2, 14:00 – Cruzeiro-SP

Não foram divulgadas pela Fundação Florestal datas nem prazos para a implementação de regras no local após a consulta pública para ordenamento do turismo.

Excursão criminosa acelerou processo de ordenamento turístico

Coincidência ou não, o anúncio foi feito pouco tempo depois que o pseudo “coach” Pablo Marçal liderou um grupo de pessoas para um treinamento motivacional e, de maneira criminosa e pusilânime, ignorou todos os conselhos de guia e previsões meteorológicas tendo de ser resgatado pelo corpo de bombeiros.

Pela postura mentecapta de Marçal, que esnobou e desrespeitou o corpo de bombeiros e o grupo o qual colocou em perigo, houve uma onde de notas de repúdio, vídeos de acusações e um inquérito no Ministério Público foi aberto. O pseudo “coach” foi proibido de praticar suas atividades de charlatanismo na região de Piquete-SP e Cruzeiro-SP.

Por sua atitude asquerosa perante os montanhistas e os veículos de comunicação que o procuraram, o pseudo “coach”, considerado por profissionais reconhecidos como um charlatão profissional, foi considerado persona non grata em lugares de montanhismo e de troca de ideias de profissionais de coaching do Brasil.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.