Existem roupas mais adequadas para o frio na montanha. Os tipos de materiais são um ponto para discorrer.
A quantidade de peças usadas ao mesmo tempo, também influencia. Confira abaixo.
Frio na montanha: quantidade de peças no corpo

Foto: Dmitry Ratushny /Unsplash
Em suma, para a parte superior é interessante usar 3 a 4 camadas num frio moderado de +5 ou +10ºC. É comum usar peças de espessura intermediária ou ainda mais fina. No entanto, se a temperatura estiver entre 0 e -5ºC, pode-se adicionar uma quarta camada.
Por exemplo, uma jaqueta com enchimento de fibra e cerca de 400 gramas de peso total.
Na parte inferior, muitas vezes 1 ou 2 camadas são suficientes. Calças com cerca de 350 – 400 gramas e interior de pelúcia costumam ser suficientes para atividades em ambientes de 0ºC a +10ºC. As mais pesadas e grossas, de 450 a 600 gramas, são eficazes para temperaturas abaixo de zero, mas podem ser muito quentes quando o dia está sem vento ou o clima é mais ameno do que o desejado (ex: +15ºC).
Material das peças: pena e fibra

Foto: Ren QingTao /Unsplash
A pena é um estofamento muito leve, mas um tanto caro, de longa duração e muito compressível. O toque é excelente, mas infelizmente quando molha demora em média 3 dias para secar e deixa de isolar até secar completamente.
Com o mesmo peso, uma roupa de penugem é entre 50 e 80% mais quente que uma de fibra. Cabe dizer que se estiver em movimento, uma jaqueta de fibra de 400 gramas será agradável até 0ºC e uma de peso semelhante em penas de qualidade até -5/-7ºC.
Por outro lado, a fibra, muitas vezes composta por filamentos ocos de poliéster, é mais barata, resistente ao vento, menos delicada e protegida por tecidos mais grossos do que as roupas de baixo. São feitas em espessuras mais finas que permitem melhor visibilidade dos braços e do tronco.
Ademais, trazem combinações com outras peças de vestuário sem reduzir tanto a mobilidade. Em 2-3 anos de uso contínuo, perdem visivelmente a espessura, embora logicamente ainda aqueçam e mantenham sua capacidade à prova de vento.
De fato, é possível obter peças e quantidades ideais, mas a maioria das roupas atuais serão mais quentes do que o esperado ao se mover e mais frias do que se imagina ao ficar parado por períodos superiores a 30 minutos.
Foto destaque: Alain Wong /Unsplash

Meu nome é Jamis Gomes Jr. e já trabalho com esportes, redação e SEO há alguns anos. Me graduando em licenciatura de Literatura Inglesa nos próximos meses e já programado para iniciar minha pós-graduação em Jornalismo na sequência, estarei aqui no Blog de Escalada com vocês nas mais variadas notícias desse esporte e estilo de vida.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz. A minha e a do povo, que curte algo diferente e às vezes quer ver algo novo. Realmente saiu assim, não foi minha intenção. Naturalmente veio e pensei, por que não?
Enfim, esportes americanos, esportes em geral é hoje minha profissão. Seja rimando, “factuando” ou algo mais, sigo na busca do aprimoramento coletivo e pessoal, performando no que o tempo, esporte e vocês precisam para ontem, hoje ou amanhã. Que seja atemporal, seja o que for, eu, Jamis Gomes Jr., sigo na busca para te entregar um conteúdo com primor.