Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada, o filme “Free Solo” irá estrear dia 9 de março próximo, às 21:00 no canal de TV a cabo NatGeo. Além disso, o filme pode ser comprado ou alugado em plataforma de streaming iTunes, Google Play Movies e Amazon Prime Video. Entretanto a emissora decidiu “antecipar” a estreia do filme em uma ação que promove o exercício.
A NatGeo lançou recentemente o site “Climb to Watch”, em que libera o filme “Free Solo” na íntegra para ser assistido pelo aplicativo da empresa no smartphone. Mas para assistir o expectador deve “subir” para assistir a história de Alex Honnold. Quanto maior a altura que a pessoa sobe, mais material da produção o aplicativo libera para assistir. Por meio da utilização do GPS o aplicativo define a altura inicial em que se encontra o interessado, e a partir disso libera um minuto de vídeo a cada metro escalado.
Como o filme possui duração de 100 minutos, quem quiser assistir a obra na íntegra terá que escalar 100 metros. De acordo com a NatGeo, a pessoa que não souber escalar pode usar um elevador de um prédio ou escadas. Para utilizar o aplicativo, o sistema deve utilizar sistema operacional igual ou superior ao iOS 10 ou o Android 6.
O filme “Free Solo” teve somente uma exibição única, somente para convidados, em um cinema em São Paulo.
Para maiores informações: https://climbtowatch.com

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.