Quando o fracasso na escalada, no fim das contas, não é um defeito

por Katie Jo Myers

Um ano atrás, no verão de 2017, recebi um e-mail inesperado perguntando se eu estaria interessada em iniciar um programa de treinamento mental com Arno Ilgner, autor de “The Rock Warrior’s Way”. Parecia coisa do destino.

Nos meses anteriores a esse e-mail, depois de uma série de circunstâncias difíceis na vida, comecei a lutar contra a depressão e a ansiedade. Coisas simples como comer, dormir e ir para o trabalho começaram a parecer tarefas monumentais, enquanto minha motivação para escalar, uma paixão que normalmente me dava tanta alegria, havia desaparecido completamente.

Foto: https://warriorsway.com/

Embora eu já estivesse conversando com um terapeuta, ansiosa por qualquer oportunidade que pudesse ajudar, imediatamente respondi ao e-mail e, algumas semanas depois, fui selecionada para o programa!

Eu sempre achei que as lições aprendidas com a escalada são aplicáveis ​​ao resto da minha vida, então, desde o início, eu acreditava que o programa Warrior’s Way não só me impactaria na escalada, mas seria uma influência positiva na minha vida e saúde mental em geral. Olhando para trás agora, é difícil acreditar como isso se tornou verdade.

Ao longo do ano passado, juntamente com vários outros atletas Evolv, participamos de uma variedade de exercícios para ajudar a desenvolver uma melhor consciência de nossas próprias mentes. Praticamos exercícios de consciência plena dentro e fora da escalada, fomos encarregados de treinos específicos de escalada, participamos de clínicas de queda, lemos artigos, anotamos e discutimos conceitos com nossos treinadores como intenção, dúvida, medo, motivação, sucesso e fracasso.

Foto: https://warriorsway.com/

Antes de começar este treinamento, eu definitivamente fiquei presa em uma rotina de escalada. Não só minha motivação se desvaneceu, como também desenvolvi um profundo medo de fracassar. Eu estava me tornando bem conhecida entre a comunidade de escalada local, e devido a isso eu comecei a sentir muita pressão. E se eu não encadenasse uma via? O que as pessoas pensariam? Fiquei apavorada por não parecer suficientemente boa ou forte o suficiente.

Eu estava com medo de escalar na frente de uma multidão e de alguma forma desapontar as pessoas. Evitei me esforçar em escaladas difíceis na academia, caso não os mandasse. Evitei a competição onde poderia ser superada por outros. Recusei-me a ter projetos muito fora do meu limite porque eu não suportava a ideia de não encadenar algo na primeira ou segunda tentativa. Eu estava tão assustada que estava me limitando de todas as maneiras possíveis.

Foto: https://warriorsway.com/

Fora da escalada, uma coisa muito semelhante estava acontecendo. Eu estava presa em uma rotina, uma rotina confortável, mas muito infeliz, no entanto. Houve mudanças que eu queria fazer na minha vida pessoal e profissional, mas eu estava com tanto medo de fugir e tentar algo novo, porque e se eu não conseguisse fazer isso? O que as pessoas pensariam de mim então? E se eu falhar?

Eu estava com medo de todas as incógnitas, do que aconteceria quando eu deixasse para trás as redes de segurança de escaladas fáceis e circunstâncias confortáveis. Levou algum tempo no programa para eu realmente me tornar consciente desses medos, e das motivações e mentalidades que os estavam causando. Também levei algum tempo para entender que as coisas que normalmente consideramos negativas são, na verdade, nossos maiores professores.

É apenas quando estamos desconfortáveis ​​ou quando falhamos que aprendemos sobre nossas fraquezas. Nós vemos onde estamos carentes de habilidade, conhecimento ou força. O fracasso nos aponta para um caminho de alcançar nossos objetivos, um caminho que não poderíamos ver de outra maneira. O fracasso, como se constata, não é falha alguma, mas um guia valioso para o nosso processo de aprendizagem.

Foto: https://warriorsway.com/

Quando comecei a entender esses conceitos e me conscientizei do que estava acontecendo em minha mente, descobri que meus medos não mais me dominavam. Parei de me preocupar tanto com o que os outros pensariam e comecei a me importar mais com o que eu pensava. Comecei a acreditar em mim mesmo um pouco mais e isso é uma coisa muito poderosa.

Ainda tenho muito progresso a fazer no campo do treinamento mental, mas tudo o que aprendi no ano passado já fez uma diferença significativa tanto na minha escalada quanto na minha vida. Desde que recebi aquele e-mail fatídico um ano atrás, tentei encadenar minhas escaladas mais difíceis até hoje. Participei dos meus dois primeiros campeonatos em nível profissional, competições nacionais de escalada para centenas de pessoas, além de duas competições internacionais.

Eu larguei meu trabalho. Eu viajei sozinha pela Europa por três meses. Comecei uma nova carreira sobre a qual sou muito apaixonada. Eu me arrisquei. Eu fiz todas as coisas que me assustaram. Ao longo do caminho, eu caí e falhei repetidas vezes. E aprendi que não falhei; a falha ajudou a guiar meu processo de aprendizado. E eu não poderia estar mais feliz com isso.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.