Footprint da barraca: O que é este equipamento?

Não faz muito tempo as empresas especializadas em fabricação de equipamentos para camping lançaram uma novidade que muitos torceram o nariz: footprint da barraca. Fosse possível traduzir o termo, seria a “pegada” da barraca.

Também conhecido como “lona do chão da barraca” ou “lona de base” (o nome equivalente em português ainda não foi totalmente difundido), o footprint de uma barraca é uma espécie de lona, geralmente à prova d’água, que é colocada entre o piso da barraca e o solo.

Campistas mais experientes irão declarar que basta somente comprar uma lona plástica e usá-la. A afirmação não está incorreta, porém os fabricantes elaboraram uma maneira a qual facilmente pode convencer a gastar uma quantia a mais.

Mas a própria lona de plástica já é, à luz da razão, um footprint. Com relação aos fabricantes, o footprint são feitos e vendidos no exato formato do chão da barraca, encaixando-se perfeitamente ao solo da barraca.

Resumidamente, este equipamento é para evitar o desgaste no chão da barraca e irá evitar (ou prevenir) qualquer arranhão ou furo causados ​​por areia, gravetos ou pedras em um solo áspero e arenoso. Os footprints também podem ajudar com várias outras coisas, como evitar que água entre na barraca, amortecer o solo, isolar o chão da barraca, manter sua barraca limpa, etc.

Por ser projetada pelo fabricante, o footprint serve também de gabarito para saber qual a melhor localização da barraca em uma área de camping. É a primeira coisa que se deve colocar no chão, antes de montar a barraca.

Ter um footprint é fundamental?

Caso ainda necessite entender com mais detalhe as diferenças das barracas de duas, três ou quatro estações, é recomendável ler o premiado artigo “Como escolher uma barraca de camping corretamente – O Guia completo“. Todos os elementos da barraca são detalhados e irão orientar toda e qualquer pessoa para a melhor escolha.

Toda pessoa um dia irá se perguntar se possuir um footprint é fundamental para ir acampar. Se a sua barraca é de duas ou três estações, como grande parte das barracas vendidas no Brasil , o uso desta “lona do chão da barraca” é meramente um capricho.

Portanto, é preferível que o campista meça as dimensões do chão da barraca, ir a uma loja de produtos de borracha e pedir para cortar uma lona plástica (preferencialmente de polietileno) nas dimensões do fundo da sua barraca. Algumas lojas cortam e já fazem o acabamento de costura e furos gratuitamente.

Mas para o campista que possui uma barraca de quatro estações, ou seja um equipamento caro e que espera-se uma grande longevidade, usar um footprint pode ser uma boa escolha para a conservação da sua barraca. Lembrando que grande parte das barracas de quatro estações possui um sistema de fixação mais aprimorado e que, dependendo do fabricante, o footprint se encaixa perfeitamente nele.

Repare que, para toda e qualquer barraca, se não for protegido, o chão da barraca se deteriorará muito mais rápido do que o resto da barraca. É muito mais barato substituir um footprint do que uma nova barraca. As barracas de qualidade são caras.

O footprint vai absorver muita lama e umidade, evitando o acúmulo de mofo e bolor dentro da sua barraca. Além disso, é muito mais fácil limpá-la do que todo o corpo da barraca.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.